tn_Academia da Saúde atende 200 pessoas

Inscrições estão abertas para novos interessados nas 4 unidades

 

A prática da atividade física como aliada na saúde trabalhando o corpo e a mente. Incentivar a mudança de hábitos e conscientizar a comunidade a prevenir doenças por meio dos exercícios têm sido o objetivo das Academias da Saúde, que atendem cerca de 200 pessoas, nas quatro unidades de Petrópolis: no Parque Cremerie, Vale do Carangola, Castelo São Manoel e Parque de Itaipava.

“Devemos conscientizar a população sobre a importância da mudança de hábitos alimentares e práticas regulares de exercícios para a redução dos quadros de hipertensão, diabetes e obesidade, por exemplo. As Academias da Saúde têm a meta de proporcionar atividades para toda família, da criança ao idoso”, destaca o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Nas Academias de Saúde, são oferecidas aulas de ginástica, alongamento, karatê, capoeira ezumba,entre outras atividades, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h (no Cremerie, de terça a sexta-feira). As inscrições para novos alunos estão abertas em todas as unidades.

“Para participar basta o interessado apresentar atestado médico e documento de identidade.Cada Academia da Saúde conta com um fisioterapeuta e um profissional de educação física. Ao todo, há ainda mais oito voluntários, que promovem aulas de atividades variadas buscando a integração entre os atendidos pelos equipamentos”,diz a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck.

As quatro academias contam com o trabalho fortalecido por estes professores voluntários. Algumas das atividades disponibilizadas trabalham, inclusive, a arte como forma de promover a interação. São exemplos a dança de salão, teatro, hip hop, artesanatos e até oficinas de embelezamento. Quem quiser colaborar, compartilhando conhecimentos, pode procurar uma das academias e obter mais informações.

“Temos, nas academias, locais preparados para atender os usuários, com sala de convivência, espaços amplos, materiais específicos e equipes especializadas. Muita gente acaba confundindo a Academia da Saúde com os equipamentos de ginástica que são mantidas pela prefeitura em alguns pontos dos bairros”, explica a coordenadora da Academia da Saúde, Márcia Verônica Ferreira.

No próximo dia 12 de setembro a Academia do Cremerie vai dar início às aulas de teatro. As orientações serão às quartas e sextas, das 13h30 às 15h. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade.A aposentada Marlene de Oliveira, de 65 anos, tem sentido os benefícios dos exercícios praticados na Academia da Saúde do Cremerie. As atividades têm a auxiliado, inclusive, na postura, reduzindo os desconfortos nas costas.

“Estou participando das atividades desde o começo da Academia da Saúde. Tenho sentido que as dores na coluna vêm diminuindo, e, com certeza, isto é fruto das fisioterapias que fazemos aqui. Estou muito feliz”, conta dona Marlene, que é moradora da Rua Honduras.

 

Academia da Saúde inicia projeto “Cuidando de Quem Cuida”

A Academia da Saúde deu início, em agosto, ao projeto Cuidando de Quem Cuida, que leva atividades físicas para dentro dos setores da Secretaria de Saúde. O objetivo, é integrar as equipes que trabalham nos bastidores pelo bom fluxo dos processos que mantém os serviços em andamento.

“Ficamos muito felizes com a participação dos servidores da Saúde, que tem sido muito grande. São apenas 15 minutos que podem mudar o dia e a semana de toda a equipe, trazendo mais bem-estar e alegria à rotina de trabalho”, conta Márcia Verônica. A integração entre os departamentos acontece três vezes por semana, sempre na parte da manhã.

O Programa Academia da Saúde foi criado pela Portaria Ministerial nº 719 e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e de lazer e modos de vida saudáveis.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis