Vacinação

Neste sábado (29), a campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo chega ao fim no Rio. Iniciada no último dia 8, a campanha imunizou até o dia 25 mais de 250 mil crianças contra a paralisia infantil (72% da população alvo) e 164 mil contra o sarampo (54%), somente no município do Rio.

Além das cerca de 200 unidades de Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar no sábado postos extras em diversos locais da cidade, das 8h às 17h. Após a campanha, as vacinas também estarão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as unidades de Atenção Primária do município.

A da poliomielite é indicada para crianças de seis meses a 4 anos. Já contra o sarampo devem ser imunizadas crianças de 1 ano a 4 anos. A vacina aplicada poderá ser Tríplice Viral ou Tetra Viral, conforme idade e avaliação da caderneta de vacinação feita pelos profissionais de saúde. Para os dois imunizantes, a meta é chegar a 95% de cobertura da população alvo.

A vacina contra poliomielite não tem contraindicações. No entanto, as crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). No caso da vacina do sarampo, crianças com alergia ou intolerância a componentes do leite passarão por avaliação e serão cadastradas para posterior vacinação em ambiente hospitalar ou no CRIE.