IF

Serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, no calçadão do Cenip, várias atividades de prestação de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicose e distribuição de material informativo. A ação, que faz parte da programação do “Novembro Azul”, conta com as parcerias da coordenação de programas da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Terapia Oncológica (CTO).
O evento se relaciona diretamente com a Lei Municipal 6.979, que criou o “Agosto azul”. A Lei foi alterada em conjunto pelos vereadores Silmar Fortes (PMDB) e Marcos Montanha (SDD), adequando-se ao calendário nacional, com isso, as diversas atividades passaram a ser realizadas no mês de novembro, efetivando o “Novembro Azul”.
Na barraca, montada no calçadão, alunos e professores das escolas técnicas como o Labest, Santa Catarina e Instituto Jesus Monteiro, irão atender a população masculina das 9h às 18h. Na sexta-feira (28) haverá também a presença de representantes do Centro de Terapia Oncológica, com o objetivo de levar informação aos homens sobre o câncer de próstata e a necessidade da realização dos exames preventivos.
Silmar Fortes, que preside a Comissão em Defesa da Saúde, destacou a importância da campanha, no intuito de sensibilizar os homens para que compreendam a importância de cuidar da própria saúde. O vereador lembrou ainda que uma vitória foi conquistada nesta quarta-feira (26), com a publicação, no Diário Oficial da União, da Lei Federal 13.045, que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. A Lei pretende garantir maior eficácia no combate à doença, obrigando as unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), a realizar exames para a detecção precoce da enfermidade, sempre que, segundo critério médico, o procedimento for necessário.

“Sem dúvida é um avanço para comemorarmos, mas é necessário que consolidemos cada vez mais o “Novembro Azul”, levando informação aos homens. Não podemos abordar somente o câncer de próstata, devemos estimular a busca de uma vida saudável, uma atenção integral à qualidade de vida da população masculina”, finalizou.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação