tn_Câmara apóia Outubro Rosa e conscientiza servidoras sobre importância da prevenção ao câncer de mama

Além da iluminação especial adotada desde o início deste mês na fachada do Palácio Amarelo para chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, a Câmara de Vereadores está apoiando a campanha Outubro Rosa, com a distribuição de folhetos informativos às turistas que visitem o prédio histórico até o fim do mês. Servidoras e funcionárias que trabalham no legislativo também receberam folhetos informativos e participarão de uma palestra com orientações sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. Atualmente 109 mulheres trabalham na Câmara de Vereadores de Petrópolis. “Não podemos deixar de abraçar e incentivar a campanha Outubro Rosa. Hoje já se sabe da importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento contra o câncer de mama. Temos nesta Casa um grande número de servidoras, é importante que elas recebam orientações”, destaca o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB).
A palestra, ministrada por um especialista da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, está marcada para o dia 16, às 14h e será aberta ao público. De acordo com a APPO, somente no ano passado 251 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados e encaminhados para tratamento no Centro de Terapia Oncológica (CTO). Destes, 135 casos são de mulheres moradoras de Petrópolis. “Como espaço de discussão de assuntos importantes para a nossa cidade, a Câmara de Vereadores não pode ficar de fora desta campanha. Temos que incentivar que elas façam o exame e que haja a prevenção, que é tão importante para a saúde das mulheres”, pontua Paulo Igor.
“Todas nós mulheres precisamos estar atentas a esta questão do câncer de mama. Trazer um especialista no assunto para conversar com as servidoras da casa será muito enriquecedor, principalmente porque temos muitas jovens no quadro de pessoal. O trabalho de conscientização é fundamental para que a prevenção seja possível e quanto mais cedo elas se conscientizam disso, melhor”, completa a diretora legislativa Denise Quintella.
A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, destaca que apesar de atualmente não existir fila de espera por mamografia na rede pública de Petrópolis, ainda existem muitos tabus sobre a doença. O medo de receber um diagnóstico positivo, por exemplo, ainda faz com que muitas mulheres evitem buscar os resultados do exame, o que preocupa.
“É fundamental que o trabalho de conscientização seja feito para que possamos mudar esta realidade. Quanto antes a paciente inicia o tratamento, maiores as chances de recuperação. Temos trabalhado pela conscientização. A situação está melhorando a cada ano, mas infelizmente ainda existem muitas mulheres que temem o diagnóstico. O Outubro Rosa é o momento em que este assunto ganha visibilidade e as pessoas têm a oportunidade de receber mais informações. Isso é fundamental, uma vez que este assunto ainda é estigmatizado”, diz Ana Cristina, lembrando que em Petrópolis o tratamento é feito no Centro de Terapia Oncológico (CTO).
A 6ª edição do Outubro Rosa em Petrópolis tem o slogan “Câncer de mama, procure. Troque o medo pela coragem”. O objetivo da APPO é divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura. Cerca de 30 vitoriosas estão envolvidas na campanha deste ano.
Durante todo o mês de outubro palestras serão realizadas em diferentes pontos da cidade. O encerramento do Outubro Rosa acontecerá no dia 25 com o evento “Saúde da Mama, uma nova caminhada”. A saída para a caminhada está marcada para as 15h na Catedral São Pedro de Alcântara. No percurso estão as Ruas Imperatriz, Imperador, Dr. Nelson Sá Earp, Praça da Liberdade e Avenida Koeler.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação