tn_DEFESA CIVIL E COORDENADORES tn_professor Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu ImperialNos dias 1º e 2 de outubro, o professor Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial, irá participar das reuniões de análise e seleção das candidaturas apresentadas ao Programa Memória do Mundo da UNESCO na qualidade de representante do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. 

As reuniões terão lugar na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e os pareceristas nomeados pela Exma. Sra. Ministra de Estado da Cultura, Sra. Marta Suplicy, deverão aprovar a inscrição de um número máximo de 10 (dez) conjuntos documentais no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

O Programa Memória do Mundo da Unesco tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio documental da humanidade.
Em 2013, o MOWBrasil, reunido nos dias 27 e 28 de novembro, aprovou 8 (oito) das 17 (dezessete) candidaturas apresentadas ao Edital MOWBrasil 2013.
Os fundos e coleções documentais nominados foram: Campanha de Canudos, do Arquivo Histórico do Exército; Cartas Régias (1648-1821), do Arquivo Público da Bahia; Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira (1894-1980), da UFRJ/Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ); Comissão Organizadora do Segundo Congresso Operário Brasileiro, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; Fundo Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil – 1823, da Câmara dos Deputados; Manuscritos Musicais de Ernesto Nazareth, da Fundação Biblioteca Nacional; Processos Trabalhistas, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (1935-2000); e Coleção Sanson – Fotografias estereoscópicas de vidro pelo fotógrafo amador Octávio Mendes de Oliveira Castro, do Museu Imperial.
Neste ano, serão analisadas 27 candidaturas, e os resultados serão divulgados em portaria ministerial a ser publicada no Diário Oficial da União, em novembro próximo.