tn_Prefeitura entrega praça revitalizada aos moradores do Morin

O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou na manhã do último domingo (14/9), juntamente com moradores, secretários de governo e outras autoridades municipais, as obras de revitalização da Praça Gustavo Webler e do Espaço Paulo Guerra Peixe, no Morin. Anteriormente abandonada, a área recebeu novos canteiros de plantas, passeios de cascalho, cercas de proteção ao longo da margem do rio e novos equipamentos públicos: um parque infantil cercado e uma academia da terceira idade.

“Hoje devolvemos à comunidade um espaço totalmente revitalizado. As pessoas, agora, poderão se apropriar desta área, que estava completamente abandonada. Essa conquista só foi possível devido à vontade das muitas pessoas que se uniram pela transformação do local:
os moradores e toda a equipe da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), que assumiu essa responsabilidade e realizou um excelente trabalho. É meta do governo recuperar nossa cidade, que hoje reencontra, cada vez mais, a sua identidade”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo, destacando a importância da união entre o governo e a sociedade para fazer Petrópolis avançar.

Segundo o presidente da Comdep, Hélio Dias, a praça e o Espaço Guerra Peixe – como foi batizada a área com o parque infantil e a academia da terceira idade – possibilita a convivência e a interação social, inclusive entre as diferentes gerações. “Tudo está cada vez mais rápido atualmente, as pessoas quase não se falam. Nesse espaço as pessoas podem conversar enquanto fazem seus exercícios e as crianças brincam no parquinho”, afirmou, lembrando que projetos do mesmo tipo já foram entregues na Vila Rica, no Retiro e em Corrêas. Ele também ressaltou que outros estão sendo implantados em locais como Bosque do Imperador, Condomínio Sérgio Fadel, Comunidade do Contorno, Pedras Brancas, Comunidade São Francisco, Madame Machado e Quitandinha.

Ao som da Banda Marcial Professora Leila da Graça Castro, da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória (que este ano comemora 30 anos), o clima era de festa e descontração. Em companhia da mãe idosa, a moradora Mônica Cristina Ribeiro Alves comemorou a entrega da praça.
“Essa área estava abandonada. A gente tinha até medo de passar à noite. Agora melhorou muito: as crianças têm onde brincar, nós vamos fazer ginástica”, afirmou, destacando que diariamente um instrutor fica à disposição das pessoas que se exercitam nos aparelhos da academia.

Além de uma homenagem à moradora Liliane Giardini, que recebeu da Prefeitura uma placa em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade, a família do jornalista esportivo Paulo Guerra Peixe também foi homenageada. “Meu avô era um homem atencioso e amoroso.
Espero que as crianças possam desfrutar de um ambiente florido e agradável, que tenha a paz e o carinho dele”, comentou a neta de Guerra Peixe, Daniela São Thiago.

Ascom PMP