tn_86576157Oito equipes disputam o título da competição incluindo equipes de Paty do Alferes e Piabetá

 

O Campeonato Municipal de Vôlei Masculino começa a ser disputado neste domingo (24) em Petrópolis. Os jogos acontecem no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) Paulo Guerra Peixe, no Caxambu, a partir das 9 horas. Serão oito equipes disputando o título da competição, incluindo uma equipe convidada da cidade de Paty do Alferes e outra de Piabetá. Esta é a segunda vez que a Liga Petropolitana de Desportos organiza o Campeonato de Vôlei na cidade, após mais de quatro décadas sem competições da modalidade. As disputas pelo Feminino tiveram início no dia 3 de outubro.

 

 

tn_37505744

“Ficamos muito felizes com o sucesso do Vôlei e de toda mobilização pela modalidade. Em 2019 entre os homens foram cinco equipes, e em 2021, mesmo com a pandemia, aumentamos para 8 times participantes. São equipes competitivas, apaixonadas pelo esporte e que fizeram questão da organização do campeonato. E a novidade fica por conta do time de Paty do Alferes, que jogará a competição como filiada (convidada)”, explica o presidente da LPD, José Luís Neto.

 

Neste domingo, serão realizados cinco jogos, em partidas válidas pela primeira, e parte da segunda rodada. De acordo com a fórmula de disputa da competição, na fase classificatória as equipes são divididas em dois grupos (A e B). Os times do grupo A enfrentam as equipes do grupo B, e vice-versa, em apenas um turno. As duas melhores colocadas de cada grupo avançam para as semifinais da competição.

 

O grupo A é composto pelas equipes Palmeira FC/Colégio São Tomás, Paty do Alferes, Santa Isabel FC/AVN e EC Cascatinha/5º Distrito. Já no grupo B, os time são o SC Magnólia/Petrovôlei, EC Vera Cruz/CIA Piabetá, Coronel Veiga FC e Boa Esperança FC/Grão Vôlei. A novidade fica por conta do time de Paty do Alferes, que jogará o campeonato como convidado. Além dele, Boa Esperança, Coronel Veiga, Vera Cruz, Santa Isabel e EC Cascatinha são as surpresas da categoria masculina. O Palmeira que foi o vice campeão em 2019 e o Magnólia que levou o título para casa, também participarão da competição.

 

Às 9 horas a bola voa pela primeira vez para o confronto entre Santa Isabel FC/AVN e EC Vera Cruz/CIA Piabetá. Em seguida, Palmeira FC/Colégio São Tomás e Boa Esperança/Grão Vôlei se enfrentam às 10 horas. No terceiro jogo do dia, às 11 horas, EC Cascatinha/5º Distrito e Coronel Veiga FC/ CBDV fazem a sua estreia na competição. Ao meio dia acontece o jogo entre Paty do Alferes e SC Magnólia/Petrovôlei. Completando o dia de jogos, às 13 horas, o Boa Esperança FC/Grão Vôlei entra em quadra novamente, desta vez contra o Santa Isabel FC/AVN.

 

O campeonato é disputado pelos clubes petropolitanos, em parceria com equipes de vôlei de Petrópolis. “Essa parceria permite fortalecer a modalidade na cidade. Organizamos o campeonato através dos clubes, e as equipes de vôlei, com atletas, treinadores e apaixonados pelo esporte, ajudam a fomentar a modalidade em Petrópolis”, continua explicando Neto.

 

No site www.ligapetropolitana.com.br estão disponíveis mais informações sobre os campeonatos, assim como enquetes sobre a competição.

 

Próxima rodada do Vôlei Feminino é no dia 31

 

No dia 31 de outubro acontece a disputa da segunda rodada do Campeonato Municipal de Vôlei, no feminino. As partidas também acontecem no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) Paulo Guerra Peixe, no Caxambu. No dia 3 de outubro foi realizada a primeira, e parte da segunda rodada da competição.

 

As meninas do EC Vera Cruz, em parceria com o Volley Cats, que são as atuais campeãs, conquistaram duas vitórias. O SC Magnólia, que disputa a competição em parceria com o PetroVôlei, também conquistou duas vitórias no dia de jogos. Ambos os times dividem a liderança do campeonato com 6 pontos.

 

No próximo dia de jogos serão disputados jogos da segunda, terceira e quarta rodada. Com seis equipes disputando o título, elas enfrentam-se em turno único na fase classificatória. Os quatro times com a melhor pontuação avançam para a fase eliminatória, com confrontos entre o primeiro contra o quarto colocado, e o segundo contra o terceiro. As vencedoras avançam para a final, enquanto as equipes perdedoras disputam o terceiro lugar.

 

 

Texto: Luis Héber

 Fotos: Gladstone Lucas