O Procon-RJ possui seis pontos de atendimento no estado do Rio
Em mais da metade dos bancos, os clientes têm que aguardar no mínimo uma hora

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou ação de fiscalização em agências bancárias nesta quarta, quinta e sexta-feira (01, 02 e 03/09) para verificar denúncias de consumidores sobre o tempo de espera na fila para atendimento. Os agentes vistoriaram 32 bancos localizados nas Regiões Metropolitana e Serrana, Baixada e Norte Fluminense, além da Costa Verde. Em 18 deles, havia fila externa de pelo menos uma hora para entrar na agência.

Agências do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Itaú foram fiscalizadas. Os fiscais constataram filas enormes, com mais de 100 pessoas esperando por atendimento. Aglomeração, sem que houvesse funcionário da agência para organizar ou efetuar triagem dos consumidores. Foram autuadas 30 agências bancárias.

Durante a ação, os agentes flagraram clientes aguardando mais de três horas para entrar em seis agências. Duas horas era o tempo de espera na fila para outras cinco. Dentre os que esperavam do lado de fora das agências, havia idosos e pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. Em determinados bancos, não havia fila exclusiva para esse público.

“É inaceitável que um consumidor tenha que aguardar três horas para entrar no banco e ser atendido. Apesar de existirem maneiras eletrônicas de efetuar pagamento de contas e transferências sem que seja necessário se dirigir a uma agência bancária, muitos consumidores ainda têm dificuldade com os meios digitais. O atendimento presencial ainda é muito importante e não pode ser precário dessa forma”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Região Metropolitana
Em São Gonçalo, duas agências localizadas no Centro foram vistoriadas. Os consumidores aguardavam mais de 50 minutos para entrar no Itaú e mais de uma hora no Santander.

Na capital, os agentes fiscalizaram nove agências das Zonas Sul e Norte. Tanto no Itaú quanto no Banco do Brasil da Tijuca, a fila era de cerca de uma hora. Já na Caixa de Botafogo e no Banco do Brasil da Vila da Penha, a espera ultrapassava duas horas. Neste último bairro, a espera para atendimento no Santander era de mais de três horas.

Todas as três agências fiscalizadas de Maricá haviam fila com tempo acima do aceitável. No Itaú a espera era de uma hora; no Santander, mais de duas horas; enquanto na Caixa, ultrapassava três horas.

Baixada Fluminense
Dos cinco bancos vistoriados no Centro de Nova Iguaçu, só no Itaú não havia tempo excessivo de espera. Os consumidores que aguardavam atendimento no Santander, na Caixa, no Bradesco e no Banco do Brasil tinham que esperar mais de três horas para entrar na agência. Nestes quatro não havia fila exclusiva para o atendimento prioritário.

Região Serrana
Os agentes fiscalizaram cinco bancos situados no Centro de Teresópolis. Na Caixa Econômica, a fila externa era de mais de duas horas. Enquanto no Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, não ultrapassava 20 minutos.

Norte Fluminense
Nos dois bancos fiscalizados no Centro de Campos dos Goytacazes, os agentes identificaram filas. Clientes tiveram que aguardar três horas para receber atendimento na Caixa Econômica e 1h30min, no Banco do Brasil. No primeiro havia cerca de 100 pessoas na fila e no outro, 40.

Costa Verde
Em Angra dos Reis, os clientes da Caixa Econômica precisaram esperar cerca de três horas para serem atendidos, enquanto os do Banco do Brasil, duas horas. No Santander, o tempo era de 45 minutos. Só no Bradesco que não havia fila acima do tempo tolerável.

Vídeos da operação e do presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, falando sobre a ação.