Museu ao Vivo explica como foram os primórdios da computação na USP São Carlos

 

Nesta quarta-feira, dia 30, às 21 horas, é a vez do professor aposentado Marcos José Santana, do ICMC, revelar como foi a evolução da computação desde o final do século passado

Ele acompanhou a criação dos laboratórios de computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e a história da evolução desse campo científico que, hoje, permeia todas as demais áreas do conhecimento. Para relatar essa trajetória, Marcos José Santana participará da próxima edição do evento online Museu ao Vivo, nesta quarta-feira, 30 de junho, a partir das 21 horas.

Professor aposentado do ICMC, Santana ingressou no Instituto em 1983 e foi contemporâneo do professor Odelar Leite Linhares, criador do Museu de Computação do ICMC. Graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Santana fez mestrado em Ciências de Computação no ICMC e doutorado em Engenharia Eletrônica e de Computação, na University of Southampton. No ICMC, ele orientou mais de 70 pós-graduandos e vários desses estudantes são professores atualmente.

Durante o evento, o professor aposentado vai falar sobre as principais transformações que ocorreram na área de computação desde o final do século passado. O bate-papo será conduzido pelo professor Cláudio Fabiano Motta Toledo, curador do Museu de Computação do ICMC.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento online não requer inscrições prévias e será transmitido pelo Canal ICMC TV no Youtube (tv.icmc.usp.br). Não haverá emissão de certificados, mas será possível participar enviando perguntas e manifestações pelo chat.

O evento faz parte da disciplina Evolução Histórica da Computação e Aplicações, oferecida para os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências de Computação do ICMC. Esta será a segunda edição da série Museu ao Vivo. Para assistir ao primeiro evento, em foi relatada a história da régua de cálculo, basta acessar este link: https://youtu.be/yjQSGViDG08.

Museu ao Vivo: A História da Computação no ICMC
Quando: quarta-feira, dia 30, às 21 horas
Canal ICMC TV: https://youtu.be/WynHFO-URZk

 

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Foto: Divulgação