tn_Embolia pulmonar mata João Ubaldo RibeiroO escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, 7º ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, morreu em casa na madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio. Segundo informou a assessoria da ABL, o autor foi vítima de embolia pulmonar.

João Ubaldo Osório Pimentel era baiano de Itaparica, onde nasceu em 23 de janeiro de 1941, e foi criado em Sergipe durante boa parte da infância. João Ubaldo era, além de escritor, jornalista, roteirista e professor, formado em direito.

Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.2 Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha.

Wea autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987.5 É pai do ator e Ex-VJ da MTV Bento Ribeiro.