Estado empregaPATs ofereceram 313,7 mil vagas; crescimento de 18,9% no comparativo

A Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), inseriu 30.880 cidadãos no mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano. No total, foram oferecidas 313.793 vagas – 18,9% a mais no comparativo com o mesmo período de 2013.
“Entre os setores que mais empregaram, estão serviços, indústria e comércio. São contratações em todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais. As vagas mais ofertadas foram atendente de lanchonete, alimentador de linha de produção, auxiliar administrativo, de cozinha, de limpeza, porteiro e vendedor.
Também houve progresso no número de pessoas que participaram de entrevistas e processos seletivos. Foram 586.110 encaminhados. Onze mil a mais que o primeiro semestre de 2013. Confira:
.
“Os homens são maioria entre os inscritos, com 56,5% do total (387,3 mil). Destaque para aqueles com idade entre 30 e 39 anos (194 mil)”, afirma Marcos Wolff, coordenador de Operações da pasta estadual. Confira:

Os Postos oferecem o serviço de intermediação de mão de obra (IMO), habilitação ao seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho. Foram 577,1 mil documentos emitidos. Além disso, os cidadãos têm informações sobre os demais programas da SERT, como o Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Frente de Trabalho, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, entre outros.