tn_Jogos Estudantis_foto Rogério Santana

Evento patrocinado pela Enel reunirá jovens PCD’s que podem competir no Atletismo e Natação, além de eSports

 

Inclusão no esporte é bandeira também dos Jogos Estudantis. E a edição 2020 traz esta novidade em três modalidades: Atletismo e Natação, além de eSports (xadrez, Fortnite, Clash Royale e Fifa 2020). A competição acontece com inscrições gratuitas e on-line para jovens estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, que tenham entre 12 e 17 anos. O formulário de inscrições e outras informações podem ser acessadas no site www.jogosestuantisrj.com.br e também no instagram @jogosestudantisrj .

 

- Sabendo da importância que o esporte possui no desenvolvimento dos jovens com deficiência é fundamental darmos oportunidade e mais espaço para a prática e competição. E, por isso, estamos inserindo nos Jogos Estudantis estas modalidades, como mais uma forma de inclusão socioesportiva. Desde o início desta gestão, comemoramos várias ações e criações de esferas que fortalecem o espírito de superação, envolvendo também suas famílias – comenta Felipe Bornier, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

 

O evento, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e Patrocinado pela Enel Distribuição Rio, seguirá protocolos rígidos de segurança e saúde, devido à pandemia. Os Jogos são co-produção da Spiridon. As inscrições podem ser feitas com autorização de um responsável técnico e legal, não sendo mais necessária inscrição direta da escola.

 

- Já é sabido a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência. E oferecer a oportunidade de participarem desta competição é reflexo de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria, de inserção socioesportiva em grandes eventos. Mais do que uma competição, estamos focados nos reflexos que este momento terá ao longo de suas vidas – afirma Valnei Costa, Superintendente de Inclusão Socioesportiva, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

 

Além das modalidades que terão participação de pessoas com deficiência – eSports, Atletismo e Natação, a edição 2020 dos Jogos Estudantis terá: vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica (virtual), e as novidades: handbeach, surf, fut7, basquete 3×3, corrida virtual e skate.

 

- A edição 2020 dos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro tem várias novidades e a inclusão de modalidades para jovens estudantes com deficiência é uma grande conquista. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta e este evento se torna uma celebração do desporto escolar, inclusivo e participativo, mesmo em tempos de pandemia – comenta a coordenadora dos Jogos Estudantis RJ, Priscilla Honório.

 

 

Confira abaixo as datas das competições de todas as modalidade:

 

> Novembro e Dezembro

eSportes – Xadrez, Fifa 2020, Fortnite e Clash Royale (12 a 17 anos, também PCD) – 23/11 a 04/12

Tênis de Mesa (15 a 17 anos) – 28/11

Skate (12 a 17 anos) – 28/11

Corrida Virtual (15 a 17 anos) – 28/11 a 19/12

 

> Dezembro

Surf (15 a 17 anos) – 03 a 06/12

Handbeach (15 a 17 anos) – 05 e 06/12

Natação (15 a 17 anos, também PCD) – 06/12

Ginástica Rítmica Virtual (12 a 17 anos) – 06/12

Atletismo (15 a 17 anos, também PCD) – 11 a 13/12

Basquete 3×3 (15 a 17 anos) – 12 e 13/12

Fut 7 (15 a 17 anos) – 17 a 20/12

Vôlei de Praia (15 a 17 anos) – 19/12

 

 

* SERVIÇO

 

Jogos Estudantis 2020

Inscrições em www.jogosestudantisrj.com.br

Regulamento completo, calendário de competições, protocolos de segurança e saúde e demais informações também disponíveis em @jogosestudantisrj.

===

 

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte – A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude tem como objetivo promover o esporte e a inclusão social, também por meio da realização de eventos esportivos através da Lei de Incentivo. Esta iniciativa permite que empresas contribuintes de ICMS patrocinem projetos com a futura compensação tributária em sua integralidade. Assim, fortalecer a juventude do estado, reforçar os mecanismos para o crescimento do indivíduo, contribuindo na formação da cidadania.

 

 

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação