tn_Post Histórias de emocionar cópiaContação de História foi uma das vencedoras do edital “Cultura Presente nas Redes” promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

 

 

Quarta-feira, dia 02 de setembro, a partir das 18h, será veiculada a contação Histórias de Emocionar, simultaneamente pela TV PetrópolisCanal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber, Facebook (@tvpetropoliscana10 e @xdaquestaoproduções), Instagram (@tvpetropolis e @xdaquestaoproduções) e Youtube (TV Petrópolis Canal 10 e Xdaquestão Produções).

 

O projeto tem duração total de 25 minutos conta com a participação da atriz e nesse caso contadora de histórias, Vania Moreira, e da psicóloga Regina Resende, que juntas promovem um projeto único que mistura contação e abordagem biopsicossocial da história.

 

Vania Moreira é formada pela Escola de Teatro O Tablado, Faculdade de Letras e Literatura, Universidade Estácio de Sá, Pós Graduação em Arte Terapia, Universidade Candido Mendes, além de ter participado de Oficinas de Voz, Pernas de Pau, Músicalização, Bonecos, Máscaras, Corpo do Ator, Direção, Iluminação, Instrução de Leis de Incentivo Cultural, Mímica, Exercícios Teatrais, dentre outras. Desde 1979 atua como atriz em incontáveis espetáculos, dentre eles o Histórias de Emocionar.

 

Regina Resende é Psicóloga Clinica formada pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional em Avaliação Psicológica e em Terapia Cognitivo Comportamental. Atualmente Mestranda em Psicologia. Possui também capacitação para Conselheiro em Dependência Química-drogas e álcool, Curso de Contação de história, Curso de Psicodrama, Capacitação em psicologia comunitária e Capacitação em cuidados maternos e saúde mental. Facilitadora do programa Educação Emocional Positiva e junto com a jornalista Carla Coelho formulou o projeto Histórias de Emocionar.

 

O projeto, que vai ser veiculado pelas plataformas digitais pela primeira vez, tem a intenção de  aproximar, através da Contação de História, as emoções básicas, ou seja, felicidade, medo, nojo, raiva e tristeza, da vida dos expectadores, de forma a colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais através das artes. Além das emoções básicas, também são trabalhados os desdobramentos, tais como: ciúme, inveja, ambição, melancolia, frustação, cansaço, angústia, solidão, abandono, saudade, mau humor, apatia, coragem, vergonha, euforia, dentre outros.

 

Após a contação de cada uma das histórias é realizada a abordagem biopsicossocial da história. Nesse momento através dos conceitos biopsicossociais a psicóloga pontua os momentos mais relevantes da história e atrelar as emoções vividas cotidianamente pelo grupo.

 

Para o #CulturaPresenteNasRedes as histórias selecionadas fazem parte do livro Contos da minha nuvem do autor Pedro Guilherme Lima Ramos, com ilustrações de Rodrigo Santana CB, lançado em 2018 pela Editora Literar, da petropolitana Luciana Cunha.

 

A obra é composta por dez contos, cujos tempos vão desde a Idade Média até o atual século XXI.

Uma menina que, desde cedo, é abandonada por seus pais e passa a buscar uma família; uma criança que está tentando superar a morte de sua avó; como o egocentrismo pode arruinar uma pessoa; a importância da reciclagem para o bem universal; esses e outros contos que abordam valores importantes na obra e serão parte da contação.

 

A contação, que já foi realizada em praça pública e em escolas da rede municipal de ensino de Petrópolis, dessa vez, por conta da pandemia do COVID-19 será veiculada pelas redes sociais visto que o projeto foi um dos vencedores do edital “Cultura Presente nas Redes”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro que lançou o edital para fomentar propostas culturais que pudessem ser executados e transmitidos via internet por artistas em todo território fluminense. No total foram selecionadas mais 1.500 apresentações financiadas com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

 

O objetivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro foi o de selecionar projetos e assim proporcionar a realização de atividades culturais via internet visto que as mesmas não estão autorizadas em casas de show, teatros e outros espaços. Puderam se inscrever atividades nas linguagens de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares.

 

Mais informações sobre a veiculação podem ser obtidas com a Comunicação Livre e Xdaquestão Produções através dos Instagram @comunicacaolivre e @xdaquestaoproducoes, Facebook @comunicacaolivrelivre e @xdaquestaoproducoes, telefone fixo (24) 2231-9707 e do Celular/ WhatsApp: (24) 99955-2730.

 

SERVIÇO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA

 

#EditalCulturaPresenteNasRedes #CulturaPresenteNasRedes #CulturaPresente #SececRj #GovRj #QuerentenaCultural @sececrj

 

#xdaquestaoproducoes #comunicacaolivre #carlacoelho #mauricioaraujo @xdaquestaoproducoes @comunicacaolivre @carlacoelho.jornalista @mauricioaraujo_oficial

 

AGENDA

Quarta-feira – 02/09/2020 – 18h – Histórias de Emocionar

- Ficha Técnica

Contadora: Vania Moreira

Psicóloga: Regina Resende

Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo

Diretora de Produção e Secretária Teatral: Carla Coelho

Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções

 

Livro: Contos da minha nuvem

Autor: Pedro Guilherme Lima Ramos

Ilustrações: Rodrigo Santana CB

Editora Literar, 2018

 

Quarta-feira – 09/09/2020 – 18h – Sarau da Boa Vista

- Ficha Técnica

Atores: Andrea Dutra, Fábio Branco e Vania Moreira

Diretor e Dramaturgo: Paulo Marcos de Carvalho

Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo

Diretora de Produção e Secretária Teatral: Carla Coelho

Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções

 

Quarta-feira – 16/09/2020 – 18h – Amor em Canções

- Ficha Técnica

Cantora: Monica Campos

Músico: Norton Ribeiro

Diretor Geral e Executivo: Maurício Araújo

Diretora de Produção e Secretária Teatral: Carla Coelho

Produção: Comunicação Livre e Xdaquestão Produções

 

- Repertório

Deixa Dalia Flor Mimosa (Anônimo compilada por Mário de Andrade – 1910)

Só tinha de Ser com você (Aloísio de Oliveira – Tom Jobim)

Caro Mio Bem (Giusepi Giordanni)

Bolero de Satã (Paulo César Pinheiro – Guinga)

Igreja da Penha (Guinga)

Retrato em Branco e Preto (Tom Jobim – Chico Buarque)

Alfonsina y el Mar (Ariel Ramirez – Felix Luna)

Maria Lisboa (David Mourão Ferreira – Alain Oulma)

 

Veiculação

TV Petrópolis – Canal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber

Facebook: @tvpetropoliscanal10 (https://www.facebook.com/tvpetropoliscanal10/)

Instagram: @tvpetropolis (https://www.instagram.com/tvpetropolis/)

Youtube: TV Petrópolis Canal 10 (https://www.youtube.com/c/TVPetropolisCanal10)

 

Facebook: @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes/)

Instagram: @xdaquestaoproducoes (https://www.instagram.com/xdaquestaoproducoes/)

Youtube: Xdaquestão Produções

(https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg/?guided_help_flow=5)

 

 

 

Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação