tn_Prefeito Bernardo Rossi conhece projeto de nova área de lazer para Cascatinha

 O prefeito Bernardo Rossi conheceu nesta quinta-feira (30/07) um projeto para implantar uma nova área de lazer em Cascatinha. O objetivo é aproveitar uma área de 700 metros da Companhia Petropolitana para uma ciclovia, uma praça, um parquinho infantil e uma academia ao ar livre. O vereador Marcelo Chitão apresentou a ideia.

Um projeto básico já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o local possui tombamento pelo órgão, e agora precisa ser detalhada para nova análise. Com isso, o município vai buscar viabilizar o projeto.

“Temos um longo caminho para percorrer até essa ideia sair do papel, mas esse foi o primeiro passo. Temos agora um projeto básico, é preciso o projeto executivo agora para ser apresentado para a Secretaria de Obras e novamente para o Iphan. Esse projeto pode aproveitar um espaço que não é usado e ser um novo espaço para os moradores. Vamos tentar viabilizar essa ideia”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, teve acesso ao projeto junto com o secretário de Obras, Ernane Dias, e a secretária de Serviços, Karina Bronzo, além da concessionária Águas do Imperador.

A Companhia Petropolitana de Tecidos foi criada no século XIX e foi uma das mais importantes fábricas da história do município, com uma grande colônia de imigrantes italianos trabalhando no local, mas faliu quase um século depois da fundação. Desde 1981, a área possui tombamento pelo Iphan.

“A ideia é fazer esse espaço como um parque para a população poder usar para lazer, para atividades físicas”, explicou o vereador.

O prefeito Bernardo Rossi sinalizou que pode buscar apoio ao projeto junto a iniciativa privada em parceria com a Secretaria de Obras, de Serviços e da Comdep.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis