tn_funcionamento para acolher idosos e pessoas em situação de rua

            A Secretaria de Assistência Social firmou uma nova parceria com a Mitra para uma casa que vai acolher idosos em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua que precisem ficar em quarentena neste período de pandemia do coronavírus. O espaço, que não terá o endereço divulgado para preservar os usuários, conta com capacidade para atender 65 pessoas simultaneamente. Além da equipe técnica, que acompanha os moradores 24 horas por dia, a casa foi equipada e segue todas as recomendações do Ministério da Saúde. O investimento está sendo feito com verba destinada pelo Ministério da Cidadania.

O imóvel, que já está em funcionamento e, atualmente, acolhe três pessoas, conta com três alas distintas: uma para idosos referenciados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); outra para a população em situação de rua que necessitem de isolamento por conta da fragilidade na saúde; e uma classificada como “de emergência” para pessoas que testaram positivo para o coronavírus.

“As pessoas que estão ou virão pra cá são pessoas que não têm para onde ir neste período tão difícil que estamos passando. A casa vai proporcionar um pouco de conforto para eles e com toda a assistência necessária”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “Só temos a agradecer por essa parceria em um momento de muita necessidade. Temos que nos unir pra gente vencer esse vírus. Vamos vencer esse vírus o quanto antes, mas enquanto isso vamos ajudar a quem mais necessita”, completa o bispo diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão.

A casa vai receber pessoas através do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e idosos indicados pelo Cras que se enquadrem no perfil estipulado pela Secretaria de Assistência Social. “Toda essa população já vem sendo acompanhada pelas nossas equipes desde o início da pandemia. Agora, aqui, eles têm um local específico. E também vão contar com enfermeiros, cuidadores e toda uma equipe especializada”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O local terá alimentação para os usuários, sala de enfermagem e também acompanhamento da Secretaria de Saúde.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis