tn_Upa Cascatinha

A partir desta terça-feira (26/05), unidade entra em fase de readaptação Movimentação de pacientes já está sendo remanejada

 

Petrópolis passa a contar com mais uma unidade dedicada ao atendimento específico de pacientes infectados pela Covid-19. Como já havia afirmado em entrevistas recentes, o prefeito Bernardo Rossi garantiu que a readaptação da UPA Cascatinha em UPA Vermelha vai auxiliar a cidade em relação aos leitos de retaguarda, destacados desde o início da pandemia pela prefeitura e em pleno crescimento no município.

“Estamos desde o começo da pandemia afirmando que faríamos de tudo para que a população não sofresse por conta do coronavírus. Demos início à essa guerra com poucos leitos de UTI e, hoje, temos 85 dedicados somente aos pacientes da Covid-19. Na próxima semana teremos mais 25 e, em breve, outras unidades vão somar 144 leitos. Petrópolis vai vencer essa guerra, mas continuamos dependendo da ajuda de todos”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta segunda-feira (25/05), a UPA de Cascatinha, sede da nova UPA Vermelha, ainda manteve os atendimentos ambulatoriais. Casos de extrema necessidade de internação seriam encaminhados à UPA Centro, UPA Itaipava e P.U do Hospital Alcides Carneiro. A partir de amanhã, terça-feira (26/05), a unidade vai passar pela transformação e adaptação para o atendimento de casos exclusivos da Covid-19, como reforço nos geradores de energia, na usina de oxigênio, readaptação da rede elétrica e transferência de leitos com espaçamento correto designado pelo Ministério da Saúde. A partir do dia 1º de junho, a unidade passa a atender, apenas, pacientes infectados pelo Coronavírus.

Segundo o Diretor Geral das Unidades de Pronto Atendimento de Petrópolis, José Vitor Caldeira, a cidade vem se preparando desde o mês de março e, por este motivo, tem conseguido manter os números de contaminação.

“Estamos seguindo o caminho certo determinado pelo prefeito Bernardo Rossi. Acredito que nossos novos leitos de UTI serão extremamente importantes para dar a segurança necessária à população. Escolhemos a UPA Cascatinha para o novo local devido à localização. A unidade se encontra exatamente no meio do sistema de saúde do município, entre a UPA Centro, UPA Itaipava e Hospital Alcides Carneiro. No local ainda vamos contar com unidades móveis para transferências em caso de necessidade”, afirmou o diretor.

Outro ponto importante diz respeito ao setor de odontologia da unidade. Os atendimentos no local não vão sofrer alterações. “O remanejamento de material seria praticamente impossível devido ao porte dos equipamentos. De qualquer forma o setor fica num ponto bem afastado e isolado de onde serão as UTI’s, garantindo a segurança nos atendimentos e deixando totalmente descartados os riscos de contaminação”, finalizou o diretor das Upas.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis