tn_Ascom PMP 

            A Secretaria de Assistência Social já assinou o Termo de Aceite para o recebimento do repasse emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassistenciais no município. O Ministério da Cidadania vai destinar R$ 2.009.700,00 que deverão ser usados em três frentes: na compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais das unidades da SAS; reforço na alimentação para idosos e deficientes; e acolhimento para pessoas que necessitam ser alojadas ou remanejadas, como pessoas em situação de rua. A expectativa é de que o recurso seja recebido nos próximos dias.

 

A medida tem o objetivo de aumentar a capacidade de resposta no atendimento às famílias e às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. “A secretaria já fez o levantamento das necessidades do município para destinar o recurso da melhor maneira possível diante da situação de emergência por conta do coronavírus”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

 

O município vai usar o recurso dentro de um plano de ação. No caso dos EPIs, eles serão destinados para os profissionais das unidades de atendimento da SAS (420). Os valores repassados são referentes a três meses do valor de referência para cada trabalhador.

 

Para o reforço da alimentação, os alimentos serão prioritariamente ricos em proteína, para pessoas idosas e com deficiências no Serviço de Acolhimento Institucional e em atendimento no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. Os valores repassados serão referentes a seis meses do valor de referência para cada pessoa atendida.

 

Já o recurso para o acolhimento será usado na garantia de cofinanciamento de ações da assistência social visando a emergência em decorrência da Covid-19, para pessoas que necessitem ser alojadas ou remanejadas do seu atual local de acolhimento, conforme orientação do Ministério da Saúde sobre distanciamento social; ou pessoas que se encontrem em situação de rua, desabrigados, desalojados ou em situação de imigração. Os valores repassados são referentes a seis meses do valor de referência por vaga.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis