tn_Centro Pop passa por higienização

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop, passou por mais uma higienização nesta terça-feira (05.05). A ação está entre as medidas tomadas como prevenção ao coronavírus na cidade e contou com o apoio da CPTrans. O Centro Pop é gerido pela Secretaria de Assistência Social, que montou um plano de ação para proteger as pessoas em situação de rua em Petrópolis. Orientações, readequação dos alojamentos, monitoramento de sintomas, dormitórios para quarentena, e diversas outras medidas estão sendo aplicadas no município.

 

No Centro Pop, que fica no Centro, além da higienização, dois tanques foram instalados para os usuários lavarem as mãos. Logo que chegam, eles em seguida são orientados a tomar banho e trocar de roupa (doações CDDH de roupas, produtos de higiene pessoal, lanches). Os educadores também foram orientados a fornecer álcool em gel. Vale ressaltar que as abordagens sociais são realizadas diariamente, inclusive, aos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

 

“Essas pessoas estão expostas na rua, estão vulneráveis. Estamos tomando todas as ações para proteger este grupo. E elas têm sido bem receptivas, tem aceitado as abordagens das equipes”, frisa a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. “Desde o início da quarentena colocamos três pessoas em situação de rua em isolamento. Eles não apresentam os sintomas, mas precisaram ficar em quarentena por conta da saúde frágil, como forma de prevenção”, completa.

 

Além do Centro Pop, no NIS, o Núcleo de Integração Social, que fica no Alto da Serra e conta com dormitórios para as pessoas em situação de rua, uma enfermeira faz a checagem duas vezes ao dia dos usuários, com um protocolo montado, seguindo as normas do Ministério da Saúde. Outra medida adotada foram as tendas da Defesa Civil destinadas para os acolhidos recentes, sendo encaminhados para o dormitório após descarte de qualquer suspeita de contaminação.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis