tn_82264136_2821811384548760_9196510392262590464_o (2)

 

É oficial. O ano esportivo petropolitano terá novidades para este 2020. A Liga Petropolitana de Desportos (LPD) anunciou em seu site o calendário de competições esportivas oficiais de Petrópolis para o ano vigente. O cronograma apresenta um número maior de competições, modalidades e categorias em relação a 2019.

 

tn_45

 

A grande novidade para 2020 será a inserção do Campeonato de Judô e do Campeonato de Mini Football, ambos previstos para início no mês de maio.

O Judô era um desejo da direção da LPD para o último ano e que não se tornou realidade. Já o Mini Football, que é uma modalidade de Fut-6, faz parte do processo de inovação da Liga, se aliando a uma competição presente em mais de 80 países e com chancela da FIFA.

 

Os tradicionais campeonatos de Futsal e Futebol de Campo terão continuidade neste ano, e contarão com disputas em mais categorias. O Futebol de Campo contará com disputas do Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Adulto, além da continuidade na categoria Master, que voltou a ser disputada em 2019 após 8 anos sem disputa. O Futsal será disputado do Sub-9 ao Sub-20, Adulto e Master, além do Feminino.

 

Novidade em 2019, as competições de Handebol, Vôlei e Fut-7 de Escolinhas terão prosseguimento, e serão ampliadas em 2020. Além da disputa no Adulto para o Handebol e Vôlei, as modalidades terão jogos nas categorias de base. O Vôlei e o Handebol serão disputados esse ano também no Sub-13.

 

De acordo com o documento, as competições terão início em abril, com as disputas de Futsal e Futebol de Campo nas categorias de base, e Vôlei adulto. Para maio está previsto o início das competições do Futsal Sub-20, Handebol adulto, Fut-7 de Escolinhas, Judô e Mini Football, e a reestreia do Campeonato de Futsal Feminino. Em junho terá início a disputa do Vôlei nas categorias de base.

 

Para o segundo semestre está previsto o início do Futsal e Futebol de Campo adulto. Além do Master no Futebol de Campo e o Handebol na categoria de base.

 

No calendário de competições oficiais para 2020 ainda consta a realização de curso de arbitragem para três modalidades: Futsal, Handebol e Judô, ambos previstos para o mês de agosto.

 

Para dar início as atividades de 2020 da LPD, nesse mês de março acontecerão os Seminários Pré Competições, para preparar os clubes e atletas para os campeonatos municipais de Futsal e Futebol de Campo.

 

Vale lembrar que um mês antes do início das competições, é realizado o arbitral dos campeonatos para definição das equipes participantes, assim como regulamento, forma e fórmula de disputa, entre outros detalhes de cada competição.

 

O Presidente da LPD, Geraldo Barros, comemora dar prosseguimento ao trabalho que vem realizando ao longo dos três anos que está na presidência da Liga: “O planejamento assim que assumi a LPD, era de abraçar de forma igual todas as modalidades esportivas praticadas na cidade e dar força ao fomento delas. Isso está acontecendo de uma forma muito positiva, o que nos traz bastante satisfação”.

 

O documento na íntegra e outras informações da LPD estão disponíveis no site www.ligapetropolitana.com.br

 

Texto: Luis Héber