tn_Bauernfest (1)

 

Secretarias municipais estão unidas para atrair cada vez mais investimentos para os eventos do calendário turístico da cidade. Responsáveis por movimentar mais de R$ 400 milhões na economia do município, Bauernfest e Natal Imperial, por exemplo, estiveram entre os temas de uma reunião realizada esta semana nas secretariais estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Economia Criativa. O objetivo é o de estreitar parcerias com o governo do estado e identificar possíveis parceiros ou empresas para as grandes festas.

No ano passado, só estes dois principais eventos somaram juntos mais de 900 mil visitantes. “Os recursos que chegam junto com os turistas refletem não só diretamente no setor, mas também em toda a cidade, como nos serviços básicos: educação, saúde, obras”, explica o prefeito Bernardo Rossi. Nos últimos anos, Bauernfest, Natal Imperial e outros eventos, como o Bunka-Sai e Serra Serata, foram expandidos e hoje estão entre as principais ferramentas do turismo na Cidade Imperial.

“Com as reuniões com o governo do estado, nosso objetivo foi o de identificar grandes parceiros, empresas, que possam ser incentivados através da lei de incentivos do governo do estado”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini. “É bom para os parceiros e bom também para o município. Temos buscado cada vez mais estreitar as relações e angariar novas parcerias. Os números conquistados pelos eventos já comprovam a importância deles para a economia do município”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Além da expansão dos grandes eventos, a aposta na parceria com a iniciativa privada, a divulgação do destino Petrópolis em feiras e eventos voltados para o setor de turismo, e também o investimento para cuidar e preservar o patrimônio histórico do município e a aproximação entre poder público e o empresariado estão entre os principais motivos que têm feito a Cidade Imperial seguir uma linha de crescimento quando o assunto é turismo. A estimativa, em 2019, é de que Petrópolis tenha aumentado em 7% o número de visitantes em relação ao ano anterior. Já são 2,15 milhões de pessoas que chegam em busca do nosso patrimônio histórico cultural, das belezas naturais, da gastronomia, a rede hoteleira variada, entre diversas outras características.

“E Petrópolis tem uma veia cultural muito forte. Aliado a todas as belezas que temos, os eventos mostram outras riquezas da nossa cidade. Por isso é fundamental continuarmos estreitando laços em todos os setores para expandir cada vez mais as festas”, acrescenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação