tn_novos membros do Conselho TutelarO prefeito Bernardo Rossi recebeu nesta quinta-feira (16.01) os dez novos membros do Conselho Tutelar que tomaram posse na primeira semana deste ano. O objetivo da reunião foi dar as boas-vindas aos novos conselheiros e aproximá-los de toda a rede de assistência do município. Participaram da reunião o vice-prefeito Baninho; o secretário-Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Renan Campos; o Juiz da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Alexandre Teixeira de Souza e os promotores da 1ª e 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior e Odilon Lisboa Medeiros, além do Procurador Geral do Município

Sebastião Médici; da Secretária de Educação, Márcia Palma; da Secretária de Saúde, Fabiola Heck e da Secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

“Esta reunião é para aproximar os secretários dos novos integrantes do conselho. Temos sorte de ter a parceria dos promotores e do juiz Alexandre que irão auxiliar todo o trabalho dos conselheiros. É uma função difícil, pois tratam de crianças e adolescentes em momentos delicados de suas vidas. Deixo o nosso Gabinete à disposição dos conselheiros e estamos de portas abertas para trabalharmos juntos” frisou o prefeito Bernardo Rossi.

“Não tivemos nenhum problema durante as eleições e hoje estamos aqui junto com os secretários que tratam também da causa da criança e do adolescente para esta jornada de 4 anos dos novos membros. Esta é a oportunidade de nos aproximar por um bem em comum”, destacou o secretário-Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Renan Campos.

Todo o processo eleitoral foi uma realização do CMDCA em parceria com a prefeitura, e foi fiscalizado pelo Ministério Público. Nesta eleição pela primeira vez aconteceu com urnas eletrônicas, o que agilizou toda a apuração. Em vista de outros municípios, Petrópolis teve um pleito bem tranquilo e seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É um importante evento com o prefeito e com as secretarias que basicamente trabalham com a rede de proteção. É importante que esta ligação seja objetiva para que a resposta de ação seja imediata”, pontuou o Juiz da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Alexandre Teixeira de Souza, que ressaltou o avanço dos equipamentos de assistência do município. ” Vemos problemas em todo estado com fechamentos de unidades da saúde e Petrópolis está abrindo uma nova. Sem falar no comprometimento do prefeito com as vagas para primeira infância e serão zeradas até o fim do ano”.

De acordo com o promotor da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros a reunião foi essencial para estreitar as relações entre todos que trabalham com a rede de proteção da criança e adolescente. “Eu agradeço a oportunidade, pois este encontro informal nos aproxima e esta integridade é que mais precisamos para executar um trabalho eficiente”. Já o Promotor da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro lembrou do planejamento de ações para os distritos. “Vamos aproveitar os novos membros e fomentar os distritos trabalhando com todas as demandas apresentadas”.

Durante o encontro também foram distribuídos calendários 2020 feitos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com fotos das instituições que mantêm convênio com o CMDCA. O intuito é estimular pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte de seu imposto de renda para o Funcria.

Conheça os novos Conselheiros Tutelares:

Os titulares eleitos para o Centro foram: Tiago Leite (806 votos), Antônio Cesar (683), Mérilen Dias (509), Marise Brand (471) e Suany Pitorra (351). Já para os distritos foram eleitos: Dalva de Jesus (694), Leandro DDD (430), Jorge Júnior (426), Nenel Emmanuel (419) e Mestre Pequeno (418).