tn_Defesa Civil faz campanha de prevenção de desastres na Rua TeresaAção será realizada no dia 21 de janeiro e integra o Plano Verão 2020 

 

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai entregar cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural na Rua Teresa, a partir de 9h, na próxima terça-feira (21.01). A ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas no comércio do local para reforçar o trabalho de conscientização realizado pela pasta. O material educativo traz dicas de segurança e ensina medidas simples que podem ser adotadas em casos de chuvas fortes. Esse trabalho integra as ações do Plano Verão 2020.

Na região da Rua Teresa, os pluviômetros registraram 200 milímetros de chuva em quatro horas no dia 2 de janeiro – superando em sete vezes o previsto. Por conta do grande acumulado, a Defesa Civil quer reforçar o trabalho de prevenção. “As cartilhas são bem simples. Entre as dicas da cartilha estão a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água, além de orientar sobre o descarte correto do lixo ou entulho”, explica o coronel Paulo Renato, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil conta com o apoio da Associação da Rua Teresa (ARTE). Além dos petropolitanos, o trabalho também chegará aos turistas que visitam o local. “Cada vez mais a Defesa Civil está próxima da população, trabalhando o ano inteiro de maneira preventiva, antecipada e organizada. As ações em locais de grande circulação ajudam a levar as cartilhas para ainda mais pessoas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Nos meses de novembro e dezembro, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. A ação reforçou a importância das sirenes e preparou os locais para estarem abertos neste período.

Os pontos de apoio precisam estar abertos para atender a população no momento em que a sirene é acionada, como explica o secretário de Defesa Civil. “Começamos nosso calendário ainda em novembro para garantir que tudo esteja organizado para o verão. Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, trabalhamos com a prevenção de desastres de origem natural e de forma organizada”, explica o coronel.

O trabalho na Rua Teresa faz parte Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo. “É importante que os moradores de áreas de risco do município procurem um local seguro sempre que começar a chover forte, antes mesmo de a sirene tocar. Os alertas das sirenes são o último aviso”, completa o secretário de Defesa Civil.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis