tn_IMG_20191203_090150668Troca de informações e aproximação com a gestão pública

Inspeção, matrícula e psicologia escolar foram temas abordados durante o 8º módulo do curso de gestão promovido pela Secretaria de Educação para os diretores das unidades educacionais da rede municipal de Educação. Dois encontros foram realizados nessa terça-feira (03.12) no Salão Nobre da UCP.

Crianças e jovens da Orquestra Sinfônica de Charbel participaram da abertura do evento, com a apresentação de músicas de Natal.

“A ideia é a de que esses encontros sejam realizados para aproximar os gestores da administração pública, mas, também, tirar dúvidas e auxiliá-los para tornar mais prática a rotina administrativa na escola. Vários módulos foram realizados e, para o próximo ano, outras formações estão sendo organizadas para diferentes públicos da rede municipal”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

O trabalho realizado pela Inspeção Escolar – que faz visitas rotineiras nas escolas e CEIs foi abordado durante esse módulo. “Estamos sempre à disposição para ajudar no que for necessário, tirar dúvidas e dar orientações sobre as práticas nas unidades escolares, mas o encontro com todos os diretores também serve para mostrar um pouco da nossa rotina e de que forma as visitas e relatórios são organizadas”, explica a responsável pelo Departamento de Inspeção Escolar, Ana Paula Valle.

O Departamento de Educação Especial também marcou presença no evento e o assunto abordado foi o trabalho realizado pela equipe da Psicologia Escolar. “Operacionalizamos uma política pública que prevê o acompanhamento dos alunos que necessitam dessa atenção, muitos deles em vulnerabilidade social. O trabalho é articulado com demais setores, incluindo a Inspeção Escolar”, afirmou a responsável pelo Departamento de Educação Especial, Bianca Paiva.

As dúvidas sobre o setor da matricula também forma esclarecidas durante o módulo. Nesse ano, o período de pré-matrícula 2020 da rede municipal de Educação começará no dia 18 de dezembro e seguirá até o dia 6 de janeiro de 2020. Um link será disponibilizado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Já no caso dos alunos com deficiência, o atendimento será diferenciado: os pais ou responsáveis terão prioridade nas vagas – eles deverão agendar um horário para atendimento no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação e não precisarão fazer a pré-matrícula no site da PMP.

No curso para gestores já foram apresentados outros temas como a importância dos Conselhos Escolares e uso do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, Assessoria Jurídica da Educação e Patrimônio.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis