tn_IMG (1) (6)

 

Uma iniciativa que integra a produção local à cadeia produtiva do turismo. É assim o trabalho do chef Dann Mattos em Secretário, explorando o máximo de sabor dos produtos da região para a criação dos seus pratos e ainda promovendo um passeio turístico para que os clientes conheçam pessoalmente sítios de pequenos produtores locais, um passeio histórico cultural e gastronômico pelo distrito. E é por isso, que o profissional petropolitano é um dos três finalistas ao Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Produção Associada ao Turismo. Um reconhecimento para todo o setor na cidade.

Concorrendo com projetos de todo o país, o que começou como um incentivo aos pequenos produtores locais ganhou proporções que tornaram o Dann Mattos referência na fomentação do turismo e gastronomia na região que engloba Secretário e Sebollas (Paraiba do Sul). Dann Mattos colhe os frutos da dedicação ao longo de dois anos, desde que inaugurou o restaurante Le Coq Bar & Bistrô. O prêmio, realizado pelo Ministério do Turismo,terá cerimônia de premiação nesta quarta-feira (04.12), em Belo Horizonte.

“Poder inserir novas rotas no mapa turístico da região, e ver os resultados que nossa região tem conseguido, é muito além de turismo, é resgate da autoestima de uma comunidade, a valorização dos produtores e produtos, tornando-os como atrativo turístico. Acredito que esse prêmio nos dará muita visibilidade, e serviremos como incentivo, para que outras regiões desenvolvam projetos parecidos”, explica o chef.

O prêmio tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. A categoria Produção Associada ao Turismo está vinculada a atividades artesanais, industriais, artísticas, gastronômicas ou de agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. É o design, o estilismo, a tecnologia: o moderno e o tradicional.

“Esse reconhecimento é muito importante para o turismo de Petrópolis. É uma ação que fomentou os pequenos produtores e valorizou ainda mais a região de Secretário, que tem crescido a cada dia no setor. Sabemos do potencial da região e termos iniciativas como essa, do chef Dann, é fundamental para o crescimento do turismo”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

“Já temos visto os resultados impactando a comunidade, mais procura pela região, mais empregos para os moradores, e esse é nosso maior prêmio”, completa o chefe Dann.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação