tn_1Material foi entregue para o CERT nesta segunda-feira (02)

Em dez etapas, quase cinco toneladas de produtos foram recolhidas

 

A etapa na Praça Dom Pedro, no Centro, da campanha de recolhimento de lixo eletrônico arrecadou mais de 300 kg de material na última sexta-feira (29.11) e no sábado (30). Foram entregues os mais variados produtos, como monitores e peças de computadores, televisores, impressoras e ventiladores, que foram encaminhados para o Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT) nesta segunda (02). A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente tem a finalidade de facilitar o descarte correto dos produtos eletrônicos.

A campanha, que teve início em dezembro do ano passado, recolheu quase cinco toneladas de material em dez etapas realizadas. Outro objetivo da ação é conscientizar os petropolitanos sobre o quanto esse tipo de produto pode prejudicar a natureza. “Facilitamos o descarte desse lixo eletrônico para a população no mesmo dia da Black Friday, momento em que muitos aproveitam para fazer novas compras”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

O lixo eletrônico contém substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem o meio ambiente. De acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%.

“Além do recolhimento, orientamos também a população sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico e de preservar a natureza. Já realizamos a campanha em Nogueira e em Corrêas, facilitando a vida de quem mora nos bairros. No ano que vem, estamos planejando realizar a campanha em mais locais”, disse o responsável pelo setor de educação ambiental da pasta, Anderson Campos.

Com mais essa iniciativa com foco na preservação ambiental, a prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Desde o início da gestão estamos trabalhando neste sentido. Somos a cidade mais bem colocada da Região Serrana no ranking do ICMS Verde em 2018 e a 8ª no ranking entre as 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro por conta desse trabalho. O objetivo avançar ainda mais com essas ações”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em mais de dois anos, o IA envolveu mais de cinco mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras. “É muito importante que essa consciência ambiental aconteça o mais cedo possível entre os jovens”, completa Fred Procópio.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis