tn_fd8bc6ac-27ad-4d5c-9d12-fbaf810cf993_Profissional de apoio escolarAção tem os estagiários da rede

A Secretaria de Educação vai realizar nesse mês de dezembro mais um seminário. Dessa vez, através do Departamento de Educação Especial, o foco do encontro “Diálogos inclusivos: a experiência de ser mediador no espaço escolar” será o de compartilhar as experiências dos estagiários realizadas no campo de atuação por meio de narrativas. Serão dois dias de seminário: 12 e 13 de dezembro, na UCP – Benjamin Constant.

É a segunda vez que o seminário com os estagiários é promovido pelo Departamento de Educação Especial. “Os estagiários foram convidados a escrever sobre os ensinamentos e desafios diários e essa troca é importante para o fortalecimento das equipes”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Durante o evento também serão oferecidas oficinas que subsidiarão a pratica dos estudantes: Oficina 1 – Estratégias para o trabalho com a inclusão; Oficina 2 – O ensino de Libras na escola; Oficina 3 – O trabalho com os alunos deficientes visuais e Oficina 4 – O vínculo emocional do estagiário no processo de mediação.

As escolas deverão realizar as inscrições dos estagiários pelo telefone: 2246- 8912 até o dia 6 de dezembro. Nos dois dias de evento a programação começará às 8h30 e seguirá até as 15h30.

De acordo com a Secretaria de Educação, a educação especial na rede municipal encontra-se configurada conforme as diretrizes do MEC, em atendimento à política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que, desde 2008 privilegia o atendimento do público-alvo da Educação Especial na escola comum.

“Por isso as experiências dos estagiários com os alunos no sistema de inclusão são tão importantes para a troca de ideias e de ações que podem contribuir para o atendimento dessas crianças e jovens”, completa Marcia Palma.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrópolis