dia-mundial-de-luta-contra-a-aids


O Dezembro Vermelho em Petrópolis terá ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da infecção pelo HIV. Equipes da Área Técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais estarão nos terminais de ônibus de Corrêas e Itaipava nos dias 29 de novembro e 03 de dezembro, respectivamente, fazendo aconselhamento e oferecendo o teste rápido. Haverá ainda a distribuição de kits para prevenção e de material informativo. Este ano, foram notificados no município 75 casos de HIV/Aids.

De janeiro até quarta-feira (27.11), foram realizados 2.001 testes para a detecção do HIV/Aids pela Área Técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Nélson de Sá Earp (HMNSE). Os testes rápidos, cujos resultados ficam prontos em menos de 30 minutos, também são oferecidos gratuitamente nos postos de saúde de Petrópolis.

“O teste rápido é importante para um diagnóstico precoce. A execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Quanto mais cedo o vírus for descoberto mais cedo pode se iniciar o tratamento, levando ao melhor prognóstico e controle da transmissão”, explicou Sandra Maria dos Santos Pinto, encarregada da Área Técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Na semana de 9 a 13 de dezembro, o setor da Área Técnica vai ampliar o atendimento do Fique Sabendo, funcionando de segunda à sexta, das 8h às 16h30.

Petrópolis está entre os municípios que segue o protocolo do Ministério da Saúde, oferecendo os medicamentos (antiretrovirais) gratuitamente para os soropositivos. De janeiro a outubro, 1.258 pacientes fizeram a retirada gratuita de medicamentos nas farmácias do município.

A faixa etária mais atingida pelo HIV Aids em Petrópolis é a de 30 a 39 anos, e a infecção é maior entre os homens. Este ano, segundo dados epidemiológicos, três pessoas vieram a óbito vítimas do HIV/Aids em Petrópolis. Em 2018, foram notificados 82 casos.

As ações nos terminais de ônibus vão ocorrer entre  9h e 16h.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis