tn_UBS Retiro passa a contar com atendimento odontológico

Consultas já podem ser mascaradas para os três turnos

Moradores do Retiro e entorno já contam com atendimento odontológico na UBS Dr. Latuf Gibrail Neto (UBS Retiro). O serviço teve início na última quinta-feira e vai funcionar de segunda à sexta, das 8h às 20h. Já são 42 unidades de saúde do município que contam com dentistas, incluindo os centros de especialidades odontológicas, localizados no Centro e em Corrêas. O prefeito Bernardo Rossi esteve nesta segunda-feira (25.11) na unidade, que só este ano já realizou mais de 6 mil atendimentos, pra conferir o trabalho desenvolvido na unidade.

O consultório está funcionando no ônibus odontológico, no pátio da UBS Retiro. As consultas são oferecidas de manhã, à tarde e à noite, já que a unidade funciona nos três turnos. A marcação é feita na própria unidade, no balcão de atendimento. “Como esta UBS já tem atendimento nos três turnos, as consultas odontológicas também serão oferecidas desta forma, de segunda à sexta-feira. O consultório móvel ficará aqui até a instalação do container, onde serão montadas as salas de atendimento”, explica o prefeito Bernardo Rossi, destacando a expansão dos serviços da unidade.

Quem foi marcar a consulta saiu satisfeito. Esse é o caso de Vanessa Souza, que mora no Quarteirão Brasileiro. Ela conseguiu atendimento já na próxima semana. “A equipe do posto é muito atenciosa. Eu já faço tratamento médico aqui e fiquei sabendo que agora tem dentista. Não vou precisar pagar pelo tratamento, vou também poder fazer por aqui. Isto é ótimo”, elogiou.

A UBS Retiro conta com equipes com médicos clínicos, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e agora com dentistas e auxiliares de saúde bucal. Também funciona na unidade uma sala de vacina. “Levar os serviços à população é sempre gratificante. Sabemos que o atendimento no próprio bairro faz sempre a diferença, pois a pessoa não precisa se deslocar”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou o atendimento na unidade acompanhado do vice Baninho, do vereador Silmar Fortes e da secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Já são 40 unidades da assistência básica de saúde, entre PSFs e UBSs que contam com dentistas. Além dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Rua Monsenhor Bacelar, 352, no Centro e na Rua Vigário Corrêa, 79, em Corrêas.

“Entre essas unidades, várias já funcionam com atendimento à noite, ampliando ainda mais o acesso da população ao serviço odontológico”, explicou Carla Collis, diretora do Departamento de Saúde Bucal.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis