tn_Criado o Conselho Local de Vila Rica


Neste domingo (27.10), foi criado o Conselho Local de Vila Rica, na escola Municipalizada Santa Teresinha. O Conselho tem como objetivo aproximar a comunidade do governo na discussão da saúde como um todo, que abrange não apenas os postos de saúde (PSF), mas também outras questões, como: transporte, esporte, saneamento básico e mais, atuando de forma educativa e preventiva na área da saúde e facilitando o acesso aos programas e demandas locais.

“É muito importante a discussão em torno de toda a qualidade de vida da população. Os conselhos nos ajudam a diagnosticar as demandas daquela comunidade e proporcionar melhorias que vão refletir na saúde das pessoas”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

O Primeiro passo para a criação do Conselho Local foi o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), realizado pela Fiocruz em parceria com a Secretaria de Saúde, que busca informações e impressões que a própria comunidade possui. O Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) permanece atuando junto ao conselho após a criação do mesmo.

“O Conselho Local vai permitir acesso as situações de saúde (transporte, esporte, saneamento, etc) junto com a equipe do posto (PSF). A comunidade só tem a ganhar porque acaba recebendo um atendimento mais ampliado para a comunidade” reforça a secretária de saúde, Fabiola Heck.

Esta foi uma iniciativa do atual governo, que já está no 4° Conselho Local criado este ano, sendo os outros três localizados na: 1° de Maio  (23.02); Amazonas (18.05); e Sargento Boening (15.06). O próximo está previsto para 24.11 no Carangola.

“Eu acho muito bom. Vai gerar apoio a comunidade e gerar agilidade nas demandas”, ressalta Leidiane de Lima Barbosa, moradora da comunidade.

“O importante é a comunidade participar de forma ativa para fazer o Conselho Local funcionar, possibilitando a comunidade a discutir a saúde com o poder público. Ele vai tratar de toda a demanda própria da comunidade”, ressalta Rogério Lima Tosta, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Durante a criação do Conselho Local de Vila Rica, foi realizada a eleição que terá em sua composição quatro representantes da comunidade e seus respectivos suplentes, além da gestão composta pela Roseli Soares, representando a saúde, Mariaurea Branco Albuquerque, diretora da Escola Santa Teresinha, representando a educação e representantes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Esporte.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis