tn_Caminhada do Outubro Rosa da APPO

Mais De 5 mil pessoas participaram do evento

 

A tradicional Caminhada do Outubro Rosa, realizada pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, no último sábado, dia 26 de outubro, foi um sucesso. Milhares de pessoas vestidas de rosa, cor que simboliza a luta contra o câncer de mama, pintaram as principais ruas da cidade. Recebendo também, a adesão de lojistas e empresas, que faziam parte do percurso e receberam o evento entregando flores, balões e, o melhor de tudo, muito carinho.

 

 

tn_Caminhada do Outubro Rosa da APPO 1

“Foi lindo ver nossa Caminhada nas ruas, as pessoas estavam felizes e iam contagiando quem passava pelo caminho com essa mesma energia. Quando passávamos por alguns prédios, os moradores que não puderam participar, mas estavam nas janelas, enfim, impossível não se emocionar, principalmente por um motivo tão forte que é salvar vidas. A palavra desse ano é gratidão”, afirma Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

 

 

 

tn_Caminhada do Outubro Rosa da APPO 2

O percurso começou na Catedral São Pedro de Alcântara, passou pela Rua Imperatriz até chegar a Rua Imperador, seguindo até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade e finalizando o trajeto no Palácio Sérgio Fadel na Avenida Koeler. Essa foi a décima primeira edição da caminhada, que trouxe como Madrinha, a apresentadora Cléo de Marco, Coordenadora do CRAM, e os Mascotes Chico e Jujuba, da Guarda Municipal que, através do Projeto de Cinoterapia, realizam visitas semanais aos pacientes hospedados na Casa de Apoio da APPO.

 

Outra presença linda foi a da Vitoriosa mais nova da APPO, a Zoe, de apenas 04 meses. A mãe, Tatiana Machado da Rocha Souza, descobriu a gestação em meio ao tratamento contra o câncer de mama, e contra tudo o que se podia imaginar, deu uma lição de vida ao dar à luz em Maio desse ano.

 

“Há 11 anos participo da Campanha do Outubro Rosa da APPO e sempre é lindo ver a caminhada passar. Esse ano, como Madrinha, participando durante todo o mês das ações realizadas pela associação, confesso que foi mais emocionante ainda. O carinho e o respeito da população em geral por essa campanha tão linda e que salva tantas vidas só mostra que o trabalho que é realizado durante todo o ano, vem surgindo efeitos positivos”, conta Cléo de Marco.

 

Como de costume, logo no início da caminhada vieram as Vitoriosas do Câncer de Mama, mulheres que venceram o câncer, ou que ainda estão em tratamento, com faixas e mensagens de conscientização, ressaltando a importância dos exames preventivos e da detecção precoce da doença. A APPO prestou uma homenagem a quatro pessoas muito especiais que fizeram parte da história da associação: as Vitoriosas Marcele Correa Castro e Maria das Graças Santos, o Diretor da APPO Antônio Ricardo e o nosso Voluntário José Eduardo Paiva, o ”Barba Rosa”, que faleceram este ano e seus familiares estiveram presentes ajudando a associação a prestar essa homenagem.

 

De acordo com a estimativa dos organizadores, mais de 5 mil pessoas participaram da caminhada. No total, 3.500 camisas foram trocadas no dia do evento por alimentos não perecíveis, fora as pessoas que foram com camisas de outros anos e as que adquiriram antecipadamente. “Esse ano batemos o recorde de vendas de camisas entre empresas e na barraca que ficou durante todo o mês na Praça D. Pedro. No total, foram mais de 6 mil camisas, além de mochilas, laçinhos e acessórios de campanha”, ressalta Ana Cristina.

 

Dentre as ações realizadas pela APPO durante o mês de outubro, foram cerca de três a cinco palestras por dia com informações precisas, montadas sobre a orientação do médico mastologista Dr. Carlos Vinicius Leite, do Hospital Alcides Carneiro. “Estamos com o trabalho de atendimento dentro do próprio HAC, dando suporte aos pacientes que recebem o diagnóstico de câncer. A APPO está, e vai continuar, lutando pela qualidade de vida para os pacientes de câncer não só da nossa cidade como dos municípios da região serrana que vem fazer o seu tratamento de radioterapia em nossa cidade”, afirma a presidente da associação.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

SERVIÇO

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice – presidente: Rosane Botelho

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Rosângela da Silva

Relações Públicas: Cris Moura

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Vera Lúcia Alves e Vita Bruno

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação