tn_Clínica Maria Célia Machado oferece mutirão de consultas para dermatologia e cardiologista

A previsão é finalizar toda a implantação do sistema até o fim de novembro

 

A Secretaria de Saúde em Petrópolis está adiantada na implantação de uma ferramenta pública do Ministério da Saúde que acontece em todo o Sistema Único de Saúde (SUS): o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Ele é um software que está sendo implantado pelo município nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de integrar as informações dos usuários do SUS, e é um importante passo no processo de digitalização de dados.

O programa reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados, vacinas e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O prontuário eletrônico também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

“O programa tem diversos benefícios tanto para os profissionais como para os pacientes, agilizando o atendimento, além de possibilitar trazer recursos para o município, uma vez que a cada Unidade Básica de Saúde (UBS) estiver 100% implantada, o município recebe mensalmente do governo recursos para subsidiar o projeto podendo atender um maior número de pessoas. A previsão é de finalizar toda a implantação do sistema até o fim de novembro”, reforça o prefeito Bernardo Rossi.

Das dez Unidades Básica de Saúde (UBS) do município, 40% já estão com o prontuário eletrônico em funcionamento e 58% das equipes de saúde da família (médico, enfermeiro, dentista, auxiliar ou técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agente comunitário de saúde), que atuam nas 37 Unidades de Saúde da Família (USF). A previsão é de finalizar toda a implantação do sistema até o fim de novembro.

“A ferramenta também está disponível na web, o Meu-digiSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais”, ressalta Cláudia Regina Magalhães, chefe da Sessão de Tecnologia da Informação de Atenção Básica.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis