tn_Cesar Duarte

 

A mostra segue até o dia 3 de novembro e reúne sete renomados fotógrafos na Piccola Arena, um complexo cultural situado no Rocio

 

Para quem ainda não foi visitar a exposição fotográfica [in natura], em cartaz, na Galeria 1 da Piccola Arena, complexo cultural situado na Estrada do Rocio, ainda dá tempo. A mostra segue até o dia 3 de novembro e  reúne sete renomados fotógrafos: Cesar Duarte, Fernando de Aratanha, Henrique Koifman, Leo Maluf, Mario de Aratanha, Patury Subutzki e Ralph Schönfelder.

 

 

tn_Mario de Aratanha

A curadoria é de Jeanne Duarte, que convidou nomes do Rio de Janeiro, Áustria, São Paulo, Petrópolis e Califórnia para conversarem suas imagens ao longo da exposição.

A ideia da [in natura] nasceu para celebrar ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado em todo o mundo em 19 de agosto. A escolha pelo tema natureza passou pela vocação da Piccola Arena, idealizada pelo artista plástico Mauricio de Memoria.

 

 

tn_Leo Maluf

“Nosso centro cultural dialoga com o Rocio em suas quatro dimensões: cultural, social, ambiental e econômica. É um estímulo ao local. Respeitamos o verde que o envolve, produzimos espetáculos e exposições frequentados pelos moradores, contratamos mão de obra da região, servimos no nosso bistrô pratos de nossa produção orgânica”, comenta Memoria.

 

 

FOTO

Na Galeria 1, o público poderá conhecer as imagens feitas pelo fotojornalista Koifman, autor do livro “Fotodiário, registro celular do cotidiano”. Sua série “Natureza urbana” chega em pequenos formatos. Imagens impressionantes de um canyon no Arizona, nos Estados Unidos, onde o filme “Broken Arrow” com Christian Slater e John Travolta foi gravado, foram capturadas por Mario de Aratanha, que volta à fotografia com sua produtora de vídeos, depois de anos como produtor musical e dois prêmios Grammy. A beleza da travessia Petrópolis-Teresópolis é a escolha de Patury Subutzki, viajante que já trabalhou com fotografia cinematográfica em Nova Iorque, São Francisco, e atuou como assistente de edição em dezenas de livros fotográficos.

“Cada fotógrafo trouxe sua percepção a um tema que permite um sem fim de interpretações. Assim, imagens em preto e branco, alto contraste, abstrações, natureza urbana, figurativa, selvagem, em grandes ou pequeno formatos conversam harmoniosamente no espaço”, diz a curadora Jeanne Duarte.

Na mostra também é possível ver capturas do alpinista austríaco Ralph Schönfelder, que fotografa as montanhas nevadas de seu país e de Petrópolis, onde hoje vive. O Rio de Janeiro chega em destaque nas ampliações de grande formato do fotógrafo Cesar Duarte, que trabalhou a partir do Jardim Botânico e participou de inúmeras exposições tendo como mote a cidade maravilhosa. O mar é tema de Leo Maluf, estreante em exposições fotográficas mas com longa história como diretor de fotografia de TV e cinema. Já Fernando de Aratanha tira partido da reserva natural de Point Lobos, na Califórnia onde morou por 20 anos e desenvolveu sua carreira. Um de seus clientes no local é Clint Eastwood.

A exposição [in natura] pode ser visitada gratuitamente na Piccola Arena até o dia 3 de novembro. É aberta ao público aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, ou para visitação marcada pelo telefone (24) 2243.9311.

O endereço é Estrada do Rocio, nº 3.507, em frente ao segundo haras. Entrada pela BR 040, km 76, sentido Itaipava-Rio. Mais informações nas redes sociais www.facebook.com/piccolaarena.cc e Instagram @piccolaarenacc.

 
Texto: Assessoria
Foto: Divulgação