tn_Já está tudo pronto para a 11º Caminhada do Outubro Rosa da APPO 03A expectativa é de que milhares de pessoas participem do evento

 

 

Falta pouco para a tradicional Caminhada do Outubro Rosa da APPO, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO. O evento é o ponto alto da Campanha do Outubro Rosa e acontece no próximo sábado, dia 26 de outubro, com concentração a partir das 13h e saída às 15h, na Catedral São Pedro de Alcântara. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura.

 

Já está tudo pronto para a 11º Caminhada do Outubro Rosa da APPO 01

O percurso da caminhada começa na Catedral, passando pela Rua da Imperatriz até chegar à Rua Imperador, seguindo até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade e finalizando o trajeto no Palácio Sérgio Fadel, Sede da Prefeitura, na Avenida Koeler.

 

Outubro é o mês de conscientização para a detecção precoce do Câncer de Mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do autoconhecimento das mamas. Em todo o mundo, são realizadas campanhas e ações de promoção do tema.

 

Essa é a décima primeira edição da campanha, que traz este ano como Madrinha a Apresentadora Cléo de Marco, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher – CRAM, escolhida por unanimidade pela associação, por ser parceira desde o início da campanha em Petrópolis e, principalmente, por sua alegria.

 

“2019 foi um ano muito triste para a APPO, perdemos pessoas que eram muito especiais para nós. Decidimos então, escolher alguém que já fizesse parte da nossa história e nos trouxesse a alegria que precisávamos para nossa campanha. Não fizemos votação por que a escolha foi unanime, queríamos a Cléo e ela nos acolheu”, conta Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

 

“Só de saber que podemos salvar vidas, que podemos instruir essas mulheres a fazerem seus exames. Não só elas, mas os homens também, através das palestras que são realizadas, eu só posso agradecer. Gratidão por tudo o que está acontecendo, gratidão por poder estar mais perto da APPO, gratidão por todos os dias e gratidão por todos esses afilhados que eu ganhei. É muito bom passar na rua e as pessoas me chamarem de Dinda”, afirma Cléo.

 

Este ano a APPO recebeu de presente da Banda BombaShow a música “Outubro Rosa”, composta por Robson Tavares e com melodia e arranjo de Cris Zappa, Ronaldo Daniel, Luciano Magoo, Anderson Marreta e Luiz Marcolino. Eles irão se apresentar no dia da Caminhada de 13h às 14h30.

 

Há quatro anos Robson participa da Caminhada do Outubro Rosa, há três como professor de dança e este ano com a Banda. “Não só eu, como todos os integrantes da Banda, estamos muito felizes em poder proporcionar alegria através da música. A música “Outubro Rosa” veio de uma vontade minha de levar algo diferente visando a causa. Então, ao levar minha mãe no médico e ao esperá-la no carro me bateu a necessidade de criar uma canção curta, alegre e fácil falando um pouco de alguns dos pontos principais da campanha”, conta.

 

A expectativa é sempre superar o número de participantes das edições anteriores, em 2018, ultrapassou o número de 4000 pessoas. “A cada ano a adesão à nossa campanha aumenta, as pessoas estão mais conscientes e sabem a importância de iniciativas como esta. Para nós, é o reconhecimento do nosso trabalho. É muito gratificante ver as ruas do centro histórico sendo tomadas por nossa caminhada, as pessoas nas portas de suas lojas vestidas com a camisa e acenando em apoio a campanha”, afirma Ana Cristina.

 

Durante a concentração para a caminhada, com o apoio do 32º BIL, Batalhão de Infantaria Leve, serão distribuídas camisas da Campanha que são trocadas mediante a doação de alimentos não perecíveis. Cada pessoa que estiver na fila só poderá retirar apenas uma camisa, independente da quantidade de quilos de alimento doados.

 

Além do BombaShow, as clínicas Check Up e SerraMed estarão fazendo aferição de pressão e glicose, CAARJ/OAB também estará presente com aferição de pressão e massagem, e o Grupo Agita Petrópolis com alongamento.

 

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

 

Música Outubro Rosa

 

 

“Chegou o Outubro Rosa!

Essa campanha salvas vidas!

Vamos nos conscientizar e fazer o Alto exame!

 

Junte-se a nós nessa causa importante.

APPO vai lhe mostrar como se faz.

Mamografia, o autoexame é prevenção.

Câncer de Mama!

Ixiii…

Não deixe ele vencer não.

 

APPO, quem vai falar.

Vitoriosas não deixam ninguém parar.

Vem com as guerreiras, vem!

Vem balançar!

Outubro Rosa essa campanha é pra salvar”

 

BANDA: BombaShow

MÚSICA: Outubro Rosa

COMPOSITOR: Robson Tavares

MELODIA E ARRANJO: Cris Zappa, Ronaldo Daniel, Luciano Magoo, Anderson Marreta e Luiz Marcolino.

 

SERVIÇO

CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA APPO

Data: sábado, dia 26 de outubro, a partir das 13h

Local: Catedral São Pedro de Alcântara

 

 

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice – presidente: Rosane Botelho

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Rosângela da Silva

Relações Públicas: Cris Moura

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Vera Lúcia Alves e Vita Bruno

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação