tn_IMG_20191001_144905226

Livro retrata momentos únicos com alunos especiais

Música e alegria marcaram a o lançamento do livro “Coração Alfabetizado” da autora Janir Lage, nessa terça-feira (01.10) na EM Paulo Freire. Janir, que foi orientadora na escola, decidiu mostrar, através das histórias, tudo o que aprendeu durante os anos em que conviveu com os alunos incluídos na modalidade de educação especial e que são atendidos na EM Paulo Freire. Janir fez questão de lançar o livro junto com os 147 alunos da escola.

“É um dia de emoção. Estou chorando, mas, é de felicidade. A melhor coisa que eu fiz na minha vida foi se tornar professora e atuar nessa escola, que será sempre minha casa. Amo cada um desses alunos. A melhor herança que podemos deixar é o carinho e o afeto”, disse a autora durante o lançamento do livro.

A secretária de Educação, Marcia Palma, também prestigiou o evento. “O livro mostra o quanto nós aprendemos com esses estudantes. É amor, aprendizado e alegria. Agradeço a Janir pela bela iniciativa”, disse Marcia Palma.

A diretora da escola, Ana Lúcia Rocha, confirma que o livro retrata um pouco da realidade dos estudantes. “As histórias que acontecem aqui dentro, que muitas pessoas não conseguem imaginar, mostrando tudo de bom que vivemos aqui. São histórias para serem lidas com o coração! Agradeço a ajuda da Secretaria de Educação”, afirmou.

A responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, Bianca Caetano, salientou a importância do trabalho de Janir. “Esse livro foi construído para esses alunos, para mostrar o quanto eles são importantes. É um título de autoria docente e a forma mais bonita e verdadeira do professor contar a sua história e o quanto ela foi influenciada pelos seus alunos”.

Cada aluno ganhou um exemplar do livro de Janir, com direito a autógrafo. Localizada no Centro, a EM Paulo Freire atende 147 alunos, matriculados até o 5º ano do ensino fundamental.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis