tn_Cultura da roça vai invadir o Palácio de Cristal neste fim de semana com o AgroSerra Imperial

 

            O cheirinho da comida da roça já está batendo na porta: é que o Palácio de Cristal recebe, neste fim de semana, mais uma edição do AgroSerra Imperial – com 55 expositores que vão desde os produtos in natura, como verduras, legumes, shitakes, a compotas, queijos e saborosos pratos feitos com ingredientes da produção local, além do artesanato. De sexta-feira (04.10) a domingo (06), o público vai poder aproveitar ainda, com toda a programação gratuita, oficinas, exposição, degustação de produtos, workshops e apresentações musicais. A iniciativa, do Instituto Caminho da Roça, conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis através da Turispetro.

Jimmy Ogro, como é conhecido o chef de cozinha nascido no Texas Jimmy McManis, é o convidado especial desta edição do AgroSerra Imperial no Palácio. Parte do elenco do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, o cozinheiro fará uma receita especial inspirada na família real, especialmente no rei D. João V, no sábado (05), de 13h às 14h30. Mas a programação será intensa durante todo o fim de semana, com o objetivo, claro, de evidenciar a cultura da roça.

“É um evento muito importante dentro do nosso calendário, com o propósito de levar a roça para a cidade. Serão três dias mergulhados na cultura da roça”, frisa a presidente Instituto Caminho da Roça, Janice Caetano.

Esta é a terceira edição que o festival chega ao Palácio de Cristal – um dos atrativos mais visitados da Cidade Imperial – com a expectativa de atrair, além de p cetropolitanos, também turistas. “Todas as edições do AgroSerra têm sido um sucesso e, além dessa valorização da nossa produção local e dos produtos da roça, é um evento que atrai visitantes de diversas cidades”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Apoiar iniciativas como essa nos ajuda a aumentar a oferta de eventos no município e a movimentar a cidade e a economia”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Vale lembrar que, nesta edição, o Festival lançará a campanha A Arte do Lixo, que abordará o consumo consciente e a utilização do lixo. Como parte das atividades previstas está a realização de uma oficina de montagem de brinquedos, reaproveitando embalagens e utensílios que seriam descartados. Já o lixo orgânico será tema de uma palestra sobre compostagem e criação de horta.

Toda a programação, incluindo as oficinas e worshops, é gratuita, sendo necessário somente a inscrição no local do evento. O AgroSerra Imperial funciona na sexta-feira, das 18h às 23h, no sábado, de 10:30h às 23h e no domingo, de 10h às 20h.

 

Confira a programação:

4/10 (sexta-feira)

17h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

19h – Oficina sobre a plantação de lúpulo, importante ingrediente da cerveja com o cervejeiro Bruno, da Imperatriz Bier

19h30 – Arroz cervejeiro com o Chef Maurício Soares

20h30 – Apresentação de grupo musical local

 

5/10 (sábado)

10h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 – “A ARTE DO LIXO”: Oficina sobre Compostagem  e adubo orgânico com a empresa petropolitana Composerra Resíduos

13h às 14h30 – Oficina com o cozinheiro Jimmy Ogro, relembra as preferências de Dom João VI

15h às 16h30 – AgroChefcom receitas da Organização “Comida do Amanhã”

17h30 às 18h30– “A ARTE DO LIXO”: Oficina de brinquedos com materiais reciclados com Robozitos Eco

20h 30 – Apresentação da banda petropolitana Tribo de Gonzaga

 

Dia 6/10 (domingo)

10 às 19h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 – Como fazer uma horta orgânica com a Agrônoma RumiKatsumoto

14h às 15h30-  Agrochefinho – Da Roça ao Prato sem Desperdício

16h às 17h30- “A ARTE DO LIXO” : Oficina de produção de papel com restos de cascas de alho e de cebola e folhas pequenas com Adriana Marchese

19h – Apresentação de grupo musical local

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação