tn_20191001_103120

 

O trabalho de remoção de entulho promovido pela prefeitura nesta terça-feira (01.10) no Bela Vista teve 48 toneladas removidas em três pontos ao longo da Rua Timóteo Caldara. O serviço de limpeza da prefeitura, feito pela Secretaria de Serviços, foi acompanhado pelo prefeito Bernardo Rossi.

Além da SSOP, que coordena o trabalho da Força Ambiental, a Comdep também faz o serviço de remoção de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos na cidade. Neste ano, entre janeiro e agosto, foram levados para o aterro de Pedro do Rio mais de 93 mil toneladas de entulho.

“O trabalho de limpeza é diário e muito intenso em toda cidade, com duas frentes de atuação. Então é muito importante que os próprios moradores colaborem com esse serviço, primeiro, evitando fazer o descarte irregular de entulho e, segundo, fazendo denúncias de quem está sujando os bairros e as comunidades do município”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Código de Posturas proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas e determina que o caminho correto é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A população pode apresentar denúncia da irregularidade tanto pelo telefone da Comdep (2292-9500) quanto junto à Fiscalização de Posturas (2246-9042).

“É importante essa retirada, principalmente para quem mora aqui por perto. Mas cada um tem que fazer sua parte, ainda mais que existe um serviço de remoção de entulho oferecido pela prefeitura gratuitamente”, disse morador do Bela Vista há cinco anos, Luiz Figueiredo, que trabalha com logística empresarial.

Quem precisa fazer o descarte de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos pode acionar Disque Entulho, que faz o recolhimento de forma gratuita e dá a destinação correta para esses materiais. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822. O programa faz recolhimento de até 20 sacos até 25 kg. O serviço já ultrapassou a marca de 7,6 mil coletas realizadas desde maio de 2017.

Dois caminhões e uma retroescavadeira foram usados no serviço, que mobilizou cinco funcionários. Um dos locais onde o trabalho de remoção de entulho foi feito em local onde, antes, ficavam duas coletoras de lixo comum.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis