tn_Procon viabiliza núcleo da Oi, empresa mais reclamada em Petrópolis, dentro do próprio órgão

Objetivo é alertar e orientar os idosos sobre os riscos dos empréstimos

Procons do Brasil se uniram para combater a irregularidade

            O Procon Petrópolis atuou nesta terça-feira (1º.10), Dia do Idoso, no combate ao empréstimo abusivo para pessoas da terceira idade. O objetivo é alertar e conscientizar este público sobre os riscos de contratar empréstimos, bem como orientar esse grupo de consumidores a ficar atento aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades.

A ação, intitulada ‘Dia D do Combate ao Empréstimo Abusivo’, ocorre porque, dados da Associação Brasileira dos Procons (Procon Brasil), indicam que idosos e aposentados compõem o grupo de consumidores mais vulneráveis ao assédio de bancos e empresas de crédito que oferecem empréstimo fácil com contratos irregulares e abusivos. Na ação, o órgão percorreu instituições de crédito e abordou idosos sobre falar sobre o tema.

“Essa é uma ação conjunta em mais de 40 Procons de todo país para que orientar e evitar que os idosos caiam nessa situação. Algumas empresas abusam ou de um momento de fragilidade financeira ou não esclarecendo de maneira adequado às condições do empréstimo, deixando o idosos em uma situação complicada, principalmente quando eles são os mantenedores dos seus lares”, destaca o coordenador do órgão de defesa do consumidor em Petrópolis, Bernardo Sabrá.

O Procon Brasil enviou uma nota técnica orientando os órgãos sobre os procedimentos que devem adotar nesta data. Bem como orientações como o cadastramento de todos seus telefones nos bloqueios de telemarketing; sempre antes de contratar um empréstimo conversar com um familiar e avaliar a real necessidade de contratação; manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar; e, em caso de dúvidas buscar apoio do Procon.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis