Dia do Idoso 

Profissionais da rede pública realizaram abordagens para orientação e promoção da saúde dos idosos

            O Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1º.10) foi marcado com ações na Secretaria de Saúde para funcionários e no Hospital Alcides Carneiro para pacientes. Profissionais de área de atenção básica realizaram ações motivacionais, com acolhimento e orientações para o público da terceira idade. Ao longo do mês serão realizadas ações em unidades de saúde para incentivar a promoção e o cuidado preventivo da saúde. A medida visa alcançar os mais de 52 mil usuários da rede pública com idade acima de 60 anos.

No dia 15 de outubro, a implantação de políticas para o idoso será discutida em audiência pública na Câmara dos Vereadores. A implantação de ações voltadas para o cuidado da saúde do idoso está sendo estruturada pelos profissionais da rede. Um mapeamento dos usuários da terceira idade está sendo feito com os profissionais das unidades de Estratégia da Saúde da Família para a identificação das demandas de cada região. “O município conta com rede estruturada para atuar na promoção de saúde para esse público tão especial”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Até o momento 30% do grupo de usuários da rede com mais de 60 anos já foi mapeado, o que possibilitará a implantação de ações direcionadas para a promoção de saúde dos idosos em cada região. “O intuito é desenvolver ações e implantar serviços nas unidades de acordo com a demanda de cada localidade. Conhecendo o perfil desses idosos será possível direcionar os atendimentos de forma adequada”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Todo o mapeamento dos idosos é feito com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde que percorrem as regiões realizando abordagens e identificando as necessidades dos moradores acima de 60 anos de idade. “Precisamos saber onde estão esses idosos, para direcionar as ações. A proposta visa facilitar o acesso aos serviços da rede e garantir a promoção da saúde”, reforça a coordenadora de programa de Saúde do Idoso, a geriatra Rita de Cássia Ravaglia Campos.

Além do atendimento direcionado nas unidades de saúde, a rede conta ainda com as Academias de Saúde, que com a proposta de promover o envelhecimento ativo, contam com uma gama de atividades que podem ser praticadas pelo público da terceira idade. Nas quatro unidades que funcionam no Parque Itaipava, Parque Cremerie, Castelo São Manoel e Vale do Carangola são realizadas atividades como alongamento, exercícios aeróbicos, atendimento de fisioterapia, shiatsu, acupuntura, natação, hidroginástica, oficinas de teatro, aulas de dança, entre outros.
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis