tn_Programação especial pelo Dia do Surdo

Referência no atendimento de alunos surdos na rede pública de ensino, a Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont realizou, na última semana, uma programação especial para chamar a atenção para o Dia do Surdo – 26 de setembro. Durante dois dias, famílias, comunidade e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura surda e aprender o alfabeto manual, a forma de identificar o sinal em Libras das cores, das frutas e dos meios de transportes, além de conhecer um pouco da rotina dos alunos na escola.

A unidade atende 50 estudantes, matriculados da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. A programação especial contou, ainda, com a visita de alunos de outras escolas como Santa Luiza de Marillac, Escola Municipal Leonardo Boff, Colégio de Aplicação da UCP, Colégio IPAE, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Área Bambini e até uma escola de Teresópolis, Centro de Ensino Serrano.

“Oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco sobre a cultura, os hábitos e as necessidades dessas crianças e jovens. A escola realiza um trabalho admirável e essencial na preparação desses alunos para os demais anos de ensino”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Segundo Bianca Caetano de Paiva, responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, é fundamental que a data seja assinalada por um evento que envolva toda a comunidade. “Temos sempre que difundir a cultura surda, suas expressões e espaço através, sobretudo, de ações pedagógicas”, disse.

Na rede municipal, o polo de ensino para alunos surdos na educação infantil até o ensino fundamental I é a Escola Santos Dumont. No ensino fundamental II, a escola referência no atendimento é a EM Salvador Kling e, no ensino médio, o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Vale destacar que o dia 26 de setembro foi instituído como o Dia do Surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos do Brasil.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis