tn_IMG_8630

Jogos estudantis, universitários e competições que envolvam atletas de outras cidades e Estados. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu, é o palco central dos eventos esportivos realizados na cidade. Inaugurado em março do ano passado pelo prefeito Bernardo Rossi, o principal ginásio público poliesportivo do município já recebeu 15 torneios e até o fim do ano ainda serão realizados a III Copa Imperial de futsal feminino, uma etapa da Copa Imperial de futsal para surdos e o Campeonato Municipal de judô. Em menos de dois anos de funcionamento, mais de 10 mil pessoas participaram de alguma atividade no CIE.

 

“O CIE é o principal equipamento esportivo conquistado na nossa gestão”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que a construção do ginásio foi retomada no início de 2017, quando a prefeitura pagou uma dívida de R$ 60 mil que paralisou a obra em 2016. Além dos torneios, o CIE já atende a cerca de 800 adultos e crianças mensalmente em 14 modalidades e tem a capacidade para contemplar até 2 mil pessoas.

 

“Em toda cidade, entre a construção e a reforma de equipamentos esportivos, vamos entregar locais que vão beneficiar diretamente mais de 20 mil pessoas. Dessa forma, garantimos mais saúde e qualidade de vida. No caso do CIE, o ginásio ganhou reconhecimento nacional com a presença dos principais clubes do país na Taça Brasil sub-20 de futsal”, completa o prefeito Bernardo Rossi.

 

A competição nacional movimentou cerca de R$ 500 mil reais no município no ano passado e contou com a participação de mais de 400 atletas de outras cidades e Estados. “Torneios como esse, além de criar uma opção de lazer para os petropolitanos, também atrai visitantes, que acompanham o esporte. Os atletas também aproveitaram para conhecer mais sobre a nossa cidade“, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

 

Ainda no ano passado, foram realizadas a Copa Imperial de futsal para surdos, Agita Lutas, Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), Campeonato Universitário Petropolitano (CUP), Festival das Comunidades e o Campeonato Municipal de surdos. “Em dois anos serão 19 eventos esportivos, com a participação de mais de 10 mil pessoas nas competições. O CIE já é o principal equipamento público do esporte em Petrópolis“, ressaltou Leandro.

 

Além do CIE, a atual gestão entregou as reformas das quadras dos bairros Morin e Pedras Brancas. Além dessas, serão realizadas melhorias nas quadras do Amazonas, Vila São José, Comunidade Oswaldo Cruz, Comunidade do Alemão e Vale do Carangola. “Vamos aproveitar estes espaços para a instalação de programas que atendam as comunidades. O Programa Segundo Tempo, do governo federal, será a próxima novidade”, completa Leandro.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis