tn_IMG_20190919_094514228

Iniciativa do Sebrae que busca fortalecimento das cidades nos negócios

Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto iniciaram nessa quinta-feira (19.09) o primeiro encontro prático do curso do Sebrae “Liderança Empreendedora”, ação que vai capacitar secretários municipais para fortalecer as cidades como ambientes competitivos e favoráveis aos negócios, além de aproximar os gestores das três cidades. A primeira etapa contará com dois dias de curso.

“Todas as ações que fortalecem o ambiente de negócios, estimulam a inovação nos setores produtivos e aproximem as cidades da região em busca do desenvolvimento é muito significativa. Tenho certeza que os secretários municipais que estão participando do programa terão uma experiência inesquecível”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A abertura oficial foi realizada pela coordenadora regional do Sebrae, Claudia Pacheco e pelo secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos, pelo prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen e pelo vice-prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Marcelo Bagio.

“Agradeço a participação dos secretários municipais das três cidades. Todos juntos, atualizando os conhecimentos em prol de uma nova visão de gestão, focada no empreendedorismo e fortalecimento das cidades como ambientes competitivos e favoráveis aos negócios é um ganho enorme e o Sebrae está aqui para isso, auxiliar os gestores pelo bem das cidades”, garantiu Claudia.

Na ocasião, o secretário-Chefe de Gabinete, Renan Campos, destacou que o município alcançou bons resultados no quesito desburocratização por causa do apoio do Sebrae. “Precisamos sempre se novos avanços e o Sebrae é um grande parceiro nesse quesito. Queremos sempre aprimorar nosso trabalho, avançar e fazer a cidade crescer. O fortalecimento da nossa região é essencial e o trabalho em conjunto de todas as cidades será ótimo”, disse.

O prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen destacou a importância da região serrana na retomada do crescimento do Estado. “Fazer um curso com três cidades envolvidas no mesmo ideal de crescimento é brilhante. Temos desafios enormes na rotina, mas não podemos esquecer do potencial da nossa região e o fortalecimento dos laços entre as cidades é essencial. Vamos buscar conhecimento, novas tecnologias e sempre avançar. O Papel do líder também é o de inspirar as pessoas e temos que estar sempre atualizados”.

O vice-prefeito de São José do Vale do Rio Preto também agradeceu a oportunidade. “Fantástica a iniciativa e estamos muito dispostos a aprender a e contribuir para o crescimento da nossa região”.

O curso está sendo ministrado pelo consultor do Sebrae, Gustavo Grisa. Resiliência econômica, gestão empreendedora e inteligência fiscal serão temas abordados na próxima etapa do curso, em outubro.

No quesito Resiliência Econômica serão tratados temas como previsibilidade de arrecadação, investimento seletivo, gestão pública de longo prazo e matriz econômica diversificada. Já o eixo Gestão Empreendedora vai focar nos serviços públicos inteligentes, marketing de cidade, investimento em capital social e cultura de resultados. Inteligência Fiscal vai tratar de questões como orçamento real, política fiscal isonômica, tecnologia de ponta, fluxo inverso com o contribuinte, aumento de receita própria e análise e controle de dívidas.

Após a capacitação – que terá duração de 3 dias – o município terá, ainda, a oportunidade de aproveitar 12 horas de consultoria com equipe técnica do Sebrae para colocar projetos em pratica.

Estão participando da capacitação os secretários municipais: Renan Campos – Chefe de Gabinete, Marcelo Fiorini – Desenvolvimento Econômico; Dalmir Caetano – Planejamento e Gestão Estratégica; Elaine Nascimento – Fazenda; Fabiola Heck – Saúde; Sebastião Médici – procurador do município; Denise Quintela – Assistência Social, Fred Procópio – Meio Ambiente, Karina Bronzo – Segurança e Ordem Pública e Jairo Cunha – CPTrans.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis