tn_Contação de história

            O Museu Casa do Colono, atrativo que ajuda a contar a história da colonização germânica em Petrópolis, terá uma programação especial durante a 13ª Primavera de Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro em todo o país. Entre as atividades estão uma tarde de autógrafos e bate-papo com o jornalista Flavio Menna Barreto; palestra com alunos de arquitetura da UERJ; e contação de história para as crianças. Toda programação, assim como a entrada no museu, é gratuita.

 

tn_Flavio Menna

“É fundamental que o museu esteja em constante ‘movimento’ e realize ações que valorizem esse importante patrimônio do município e também a história da colonização germânica em Petrópolis, que faz parte da nossa história, da história da construção da cidade”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

 

 

tn_Flavio Menna

Durante todos os dias da semana de Primavera de Museus, acontece o Programa Educativo “Divirtam-se conhecendo o Museu Casa do Colono”, Projeto de Contação de Histórias “Minha Cidade tem Histórias para Contar”, de autoria da historiadora Vânia Nicolau e parceria da Secretaria Municipal de Educação, que inclui atividades lúdicas sobre temas relativos à imigração germânica na cidade, usando estímulos sensoriais. O projeto acontece mediante agendamento.

Já no dia 27, às 9h, tem a palestra “Educação patrimonial: conhecendo a arquitetura do Museu Casa do Colono”, um trabalho dos alunos de arquitetura da UERJ/ Campus Petrópolis. Mais tarde, às 14h, tem tarde de autógrafos e bate-papo com o jornalista Flavio Menna Barreto, autor do livro “Traços de Koeler. A origem de Petrópolis a partir da Planta de 1846”.

A 13ª Primavera de Museus, que será realizada de 23 a 29 de setembro, tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O conteúdo permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: casadocolonomuseus@gmail.com.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação