tn_Jogos Estudantis (2)

Mais de cinco mil estudantes estão envolvidos nas competições estudantis realizadas em Petrópolis neste ano. São cerca de 800 horas de atividades físicas variadas para alunos de 12 até 18 anos. No primeiro semestre, a 4ª edição do Jeds – Jogos Estudantis dos Distritos – movimentou as instituições localizadas nos distritos em sete modalidades. O mesmo número de esportes foi disputado nos Jogos Estudantis Municipais (Jems), que reuniu equipes de 30 colégios. Dentro dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), o número de escolas bateu o recorde do torneio: são 50 inscritas, envolvendo até outubro mais de 3 mil estudantes das redes municipal, estadual, federal e particular.

 

 

tn_Jogos Estudantis (6)

As ações da prefeitura voltadas para o esporte estudantil visam estimular a prática na escola. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, principalmente na era digital, onde a tendência é que se passe mais tempo na frente de computadores ou com celulares na mão. Com os jogos, a prefeitura quer combater o sedentarismo e democratizar o acesso a prática de atividades físicas.

“O esporte estudantil é uma das prioridades da nossa gestão. Aumentamos o número de escolas e de alunos que participam das competições”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. “Para manter uma vida saudável e equilibrada, alguns hábitos precisam ser inseridos na rotina. Quando incentivamos a prática esportiva desde a infância, é mais fácil se tornar um hábito na vida adulta”, completa Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

Quase 150 jogos marcaram o Jeds, competição realizada entre maio e junho deste ano. Os jogos ocorreram nas próprias escolas localizadas nos distritos e contaram com as modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol de campo, tênis de mesa e queimada. “Esses alunos também receberam medalhas. Mostraram, durante as competições, que o esporte é para todos e funciona como grande incentivador para os jovens”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

Já o Jems envolveu mais de 1000 alunos em sete modalidades esportivas neste ano. A competição estudantil reuniu 30 escolas da rede municipal em cerca de 100 horas de atividades esportivas, realizadas no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber e no Sesc de Nogueira. A entrega da premiação para os estudantes acontece no dia 16 de outubro no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha.

“Estamos trabalhando para que os números dos jogos estudantis cresçam ainda mais no ano que vem. É um objetivo inserir os estudantes nas mais diversas modalidades esportivas. Desde o início da gestão, o prefeito Bernardo Rossi pediu o aumento da participação dos jovens no esporte e estamos conseguindo cumprir esse objetivo”, garantiu Leandro.

O Jeups segue sendo realizado até setembro. Até agora, foram realizados todos os esportes coletivos de quadra, no Centro de Iniciação ao Esporte do Caxambu. Ainda serão disputados o futebol de campo, judô, xadrez, atletismo e tênis de mesa. Este ano marcou o número recorde de escolas participantes na competição, com 50 escolas inscritas. “Os jogos estudantis também são uma importante ferramenta de socialização para os alunos”, reforça Leandro.

Também conta pontos no Jeups a campanha de doação ao Banco de Sangue Santa Teresa. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa. Serão aceitas doações até o dia 30 de setembro. A premiação do torneio será no dia 17 de outubro, também no Teatro Mecanizado.

Outra novidade é o projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). “Na próxima semana, vamos anunciar a seleção de, pelo menos, uma das modalidades que já se encerraram”, garante o superintendente.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis