tn_LOGO_APROVADA_SEMANA_NACIONAL-01

 

A Apae Petrópolis realiza entre os dias 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem por objetivo envolver diferentes seguimentos da sociedade em uma programação que visa a conscientização e colaboração em prol desta temática. Entre as ações, que  acontecem em diversas partes da cidade e também na sede da Apae, estão exposições, palestras e atividades voltadas para as famílias e usuários da instituição. Profissionais e instituições que desejam envolver-se na causa também poderão participar e compartilhar experiências. O evento acontece na Rede Apae em todo o Brasil.

 

 

tn_Reunião com Autodefensores Apae Petrópolis

“Além de promovermos a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, nosso objetivo com essa programação é prestar contas à sociedade do nosso trabalho como forma de agradecimento àqueles que nos apoiam”, explica Souvenir Barros, gerente administrativa da Apae Petrópolis, que atualmente presta atendimento à 150 usuários e suas famílias.

Neste ano, o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” chama a atenção para a atuação desse público, que integram conselhos municipais na cidade pelo programa de Autodefensoria, onde quatro usuários da Apae representam os direitos da pessoa com deficiência e reivindicam ações junto às autoridades. “Ainda há muito para ser feito, porém nós devemos nos esforçar para que esse protagonismo seja atingido”, reforça a gerente da Apae Petrópolis.

Os Autodefensores também participaram da elaboração dos eventos da Semana, dando ideias e sugestões na programação. “ Eles estão muito ansiosos, especialmente pelo evento que abre a Semana, a “Oficina da Beleza Inclusiva”, comenta Souvenir.  A atividade foi sugestão da usuária Mariane Oliveira, 25 anos. “Ela gostaria a princípio que fosse realizado um desfile. Então levamos a ideia aos autodefensores, que aprovaram, e junto com nosso time de profissionais vamos promover nesse dia um tempo de beleza. Nós apenas mediamos uma ideia que partiu deles, explica Cláudia Farias, terapeuta ocupacional da Apae Petrópolis.

Neste primeiro dia de programação, a Oficina da Beleza inclusiva contará com a participação de três profissionais voluntários: o fotógrafo Alex Dias, a maquiadora Tamires Barbosa Moreira e a cabeleireira Rosilene Presciliano. “ Somos muito gratos a todos que nos ajudam aqui na Apae, doando um pouco de si para que esta causa siga firme adiante”, conclui Souvenir.

Confira a programação:

  • 21/08 Oficina da Beleza Inclusiva – 14h – Apae Petrópolis

 

  • 22/08 Espaço Cidadão – Tema: Cidadania. Multiplicadora: Denise Freitas – 13h – Apae Petrópolis

 

  • 23/08 Baile da Alegria, um Tributo à ÁfricaApae Petrópolis

 

  •  24/08 Roda de Conversa no Sesc Nogueira e Palestras de orientação sobre o tema Aceitação da dieta alimentar no TEA e síndrome com a fonoaudióloga Denise Faria da Costa Freitas; orientações pedagógicas com a psicopedagoga Lúcia Helena da Cunha Lima Maia – 10h.

 

  • 25/08 Atividades Recreativas – Circuito na Rua do Lazer (Rua do Imperador) – 10h

 

  • 26/08 Apresentação de Capoeira – Praça da Liberdade – 14h

 

  • 27/08 I Encontro de Mediação Escolar – Apae Petrópolis – 14h

 

  • 28/08 I Encontro de Mediação Escolar – Apae Petrópolis – 9h

 

  • 21/08 a 28/08 -  II Mostra Artística de Trabalhos Manuais dos Assistidos da Apae Petrópolis.

A Apae Petrópolis está localizada na Rua Monsenhor Bacelar, 145, Centro.

 

Tel.: (24) 2237-6018/ (24) 2231 7385

apaepts@yahoo.com.br

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação