tn_20190820_100453

 

Os moradores da Rua João Xavier, no Bingen, receberam os técnicos do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias com foco na prevenção de desastres. Os agentes realizaram 11 atendimentos, que serão encaminhados para as pastas e órgãos responsáveis. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias tem a finalidade de trabalhar antecipadamente nas comunidades, atendendo a população durante todo o período de estiagem, buscando diminuir as ocorrências que acontecem com as fortes chuvas de verão.

 

A equipe também realizou uma ação de orientação aos moradores sobre os riscos de deslizamentos, preservação das fontes de águas, construções irregulares entre outros. Os agentes foram acompanhados pela responsável pelo ponto de apoio da João Xavier, Ângela Ramos de Lima, que trabalha há 18 anos como voluntária da Defesa Civil.

“É muito importante trabalhar dessa forma, antes das chuvas fortes. Conseguimos mostrar para os técnicos todas as nossas necessidades e isso é muito importante. Uma ação como essa só pode trazer benefícios para o nosso bairro”, afirmou Ângela. “A presença da Defesa Civil na comunidade mostra que não estamos esquecidos”, disse Maria Célia de Araújo, moradora da comunidade.

 

O Defesa Civil na Sua Casa já levou técnicos para a Comunidade do Alemão, Neylor, Siméria, Duarte da Silveira, Vila Operária em Cascatinha e no Bairro da Glória. São mais de 50 atendimentos realizados somando esses locais. Os atendimentos serão realizados até o fim do período de estiagem, em outubro.

 

“Além de prevenção, também estaremos ainda mais próximos da população, ouvindo a demanda dos moradores e encaminhando para os órgãos responsáveis”, conta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, que comandou a ação na Rua João Xavier.

 

“A nossa gestão prioriza a prevenção, trabalhando de forma antecipada e organizada. O trabalho de conscientização nos bairros e nas escolas vai trazer resultados no verão”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que foi na sua gestão que o município criou planos de contingencia para as ameaças de inverno e de verão, além de realizar treinamentos com os moradores periodicamente.

 

“É através de ações nas comunidades que vamos conseguir reduzir o número de atendimentos emergenciais. Cada vez mais estamos investindo em ações que possam reduzir o risco de ocorrências nas áreas de maior risco da cidade. Petrópolis é uma cidade que pensa e age preventivamente”, completa o prefeito.

 

Um calendário está sendo elaborado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para atender as comunidades do município. Os interessados em receber o programa no seu bairro podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar o atendimento dos técnicos.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis