tn_20190817093011_IMG_0358 JPG

Desde às 8h são oferecidos atendimentos individuais e em grupo aos usuários da rede

Cerca de 200 pessoas foram agendadas para os atendimentos do terceiro mutirão do Centro de Saúde deste sábado (17.08). Desde às 8h foram realizadas consultas em cinco especialidades, como de clínica médica, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e odontologia. Também foram oferecidos exames e atendimentos em grupos de prevenção nos programas da mulher, de hipertensão e na fisioterapia.

O jardineiro Sebastião Campos, de 63 anos foi acompanhar a esposa e destacou a importância do atendimento aos sábados. “Essa é a melhor coisa que foi criada. O atendimento aos sábados é mais rápido, ajuda muitas pessoas”, disse.

A aposentada Lucilene Santos, de 43 anos, foi agendada para a odontologia. “A consulta no sábado é ótimo. Ajuda muito as pessoas que trabalham durante a semana”, reforçou a paciente.

A dona de casa Priscila Gomes, de 35 anos, conseguiu consulta com a fonoaudióloga para a filha de quatro anos. “Esses atendimentos ajudam muito as pessoas que precisam trazer seus filhos. Muito bom o atendimento aos sábados”, destacou.

O prefeito Bernardo Rossi reforça a manutenção dos mutirões no cronograma de atendimentos na rede. “Estamos tendo grande adesão dos usuários da rede aos atendimentos nos mutirões. Com esses atendimentos  agilizamos as consultas da rede básica e especializada”, destaca o prefeito.

Nos outros dois primeiros mutirões realizado no Centro de Saúde este ano, cerca de 500 pessoas conseguiram antecipar consultas. Este ano já foi realizado um mutirão em maio, para o atendimento de 130 pessoas e em julho, para aproximadamente 350. Nesses atendimentos foram oferecidas consultas com nutricionistas, dentista, fonoaudiologia e exames.

“Vamos adotar essa medida como rotina, estamos constatando a adesão a esses atendimentos aos sábados, quando podemos associar uma série de serviços de saúde”, ressalta a secretária de saúde, Fabíola Heck.

Os atendimentos em grupo foram adotados como forma de dar orientações de promoção a saúde aos pacientes. Em fisioterapia foram  dadas orientações de exercícios que podem ser praticados no dia a dia, na busca da melhoria da qualidade de vida. Com o mesmo intuito, a nutricionista Renata Simoni falou sobre a importância da alimentação saudável: “Nos nossos atendimentos buscamos alertar sobre a necessidade de uma alimentação saudável como forma de prevenção”.

Além dos atendimentos à pacientes agendados, a unidade realizou marcação de consultas para quem buscasse os serviços de saúde. O próximo mutirão está previsto para o dia 21 de setembro. “Vamos realizar um mutirão por mês para facilitar o acesso das pessoas aos atendimentos da rede de saúde”, reforça a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta dos Santos.

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis