tn_UFF

Instituição atende 350 alunos no curso de engenharia de produção

Uma solenidade realizada nessa terça-feira (13.08) marcou a assinatura de convênio de renovação da parceria entre e UFF e o município de Petrópolis realizada no campus da universidade, no Quintandinha. O prefeito Bernardo Rossi e o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reforçaram a cooperação entre a instituição e a prefeitura e anunciaram outras parcerias, como o incentivo à criação de projetos acadêmicos com soluções inovadoras elaborados por estudantes sobre os desafios enfrentados no município.

“Uma universidade federal em Petrópolis sempre foi um sonho e a chegada da UFF foi um marco na nossa cidade. Agora, mais uma vez, a prefeitura vem mostrar que está à disposição da universidade para ajudar no que for necessário. Queremos ver nossos jovens estudando na UFF e conquistando seus lugares no mercado de trabalho”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O convênio, com validade de 60 meses, prevê a realização de projetos acadêmicos do curso de graduação em Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia da UFF. Os projetos deverão promover, com os estudantes, atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, compatíveis com a disciplina que estiverem cursando, por meio da participação em situações reais da vida e do trabalho profissional.

“Queremos que esses jovens formulem projetos e descubram soluções que possam auxiliar a cidade. Conversei com o reitor e ele falou sobre várias atividades que podem auxiliar nossos estudos”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

. Segundo o convênio, a prefeitura manterá a disponibilização de recursos humanos e materiais, em quantidade e qualidade, necessários à execução das atividades e continuará dando suporte no campus da UFF como o auxílio na limpeza do espaço, além de arcar com despesas como água e iluminação. A ideia é que os estudantes auxiliem o município na construção de projetos e soluções que são desafios como a questão das inundações em algumas regiões e da fraca conectividade em alguns pontos da cidade

“Esse é um momento importante para a UFF e para a cidade. Sempre fomos muito bem recebidos na cidade pela prefeitura. Esse é um campus pioneiro, estamos cumprindo com a nossa tarefa de formar profissionais atentos a necessidade do mercado e da sociedade. A UFF tem relação próxima com o desenvolvimento do Estado e estamos muito felizes com essa parceria. Agora, junto com auxílio da prefeitura, vamos estimular ainda mais a aproximação dos estudantes com as empresas da cidade”, contou Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O campus da UFF foi a primeira universidade pública federal instalada na cidade. Toda a infraestrutura do campus foi montada pela Prefeitura de Petrópolis. A condição para a criação do curso foi a oferta, pela administração municipal, de toda a estrutura física necessária ao seu funcionamento, com o fornecimento de mobiliário, equipamentos, acervo de biblioteca e as reformas e adaptações necessárias a um curso de ensino superior.

“A UFF é uma universidade de excelência e que fornece mão de obra especializada para os setores produtivos. Vamos elaborar projetos e conjunto e promover essa aproximação entre os estudantes e as empresas da cidade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Baninho, além dos secretários municipais: o chefe de Gabinete, Renan Campos; a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento, além do diretor do campus da UFF em Petrópolis, Anibal Alberto Vilcapoma Ignacio, professores e estudantes da UFF.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis