tn_Bunka-Sai é sucesso em quatro dias de homenagens à cultura japonesa

Mais de 50 atrações fizeram parte da programação, que atraiu, principalmente, turistas ao Palácio de Cristal

            Os dias de céu azul, sem chuva, serviram para compor ainda mais o cenário de uma das festas considerada entre as mais bonitas de Petrópolis. O Bunka-Sai, que terminou neste domingo (11.08) com sucesso de público, homenageou – durante quatro dias – a cultura japonesa e suas tradições, com mais de 50 atrações no Palácio de Cristal. A 11ª edição do evento, já tradicional no município, atraiu milhares de visitantes, principalmente de cidades vizinhas, como Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Um dos atrativos mais visitados da Cidade Imperial se transformou em um pedacinho do Japão. “Tivemos mais uma festa linda na cidade, já consolidada no nosso calendário turístico. Foram quatro dias de muito movimento, recebendo não só petropolitanos, como muitos turistas, que ficaram encantados. Eles ajudam a aquecer a economia e eventos como esse atraem visitantes também para outros atrativos da cidade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Nos quatro dias de evento, além de decoração especial inspirada na arquitetura e nas cores do Japão, e ainda barracas com gastronomia típica e artesanato, o público pôde contar com uma série de atividades que ajudaram moradores e turistas a conhecerem um pouco mais sobre as tradições orientais. Entre os pontos altos da programação estiveram as demonstrações de artes marciais, as oficinas gratuitas, as apresentações de Taiko (tambores), exposições, entre outras.

“O público ficou encantado com tudo o que viu. Foram quatro dias intensos, com muitas famílias aproveitando a festa, curtindo com as crianças. A programação não parou no Palácio com a cultura japonesa, que é realmente muito especial”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Quem veio de longe para conferir as riquezas das tradições orientais não se arrependeu. É o caso de duas visitantes de Duque de Caxias: “É uma cidade que a gente não conhecia ainda, estivemos aqui na Bauernfest, mas não conseguimos conhecer. Então a gente veio pra passear e estou achando muito legal. Vamos conhecer tudo”, explica a secretária Tatiane Silva. “Estou gostando muito. A comida parece que está muito boa”, completa a promotora de vendas Monique do Espírito Santo.

No domingo, último dia de festa, muitas famílias aproveitaram para comemorar o Dia dos Pais em ritmo japonês, como a estudante Hanne Schiffer, do Rio de Janeiro. “Estou gostando bastante da festa, acho que é uma das festas mais bonitas de Petrópolis. A comida é muito boa. A cor da festa é linda, bem colorida”, frisa ela, que estava acompanhada dos pais.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, a presença de visitantes vindos de outras cidades comprova que o turismo está em alta em Petrópolis. “E cada vez mais eventos como esse têm se mostrado fundamentais para o crescimento do setor no município. As pessoas vêm atraídas pela festa, o que ajuda a movimentar a economia, mas muitos acabam também conhecendo outros circuitos turísticos disponíveis na cidade e até voltam em outras oportunidades. Isso faz o visitante lembrar daqui quando pensa em um destino turístico”, frisa.

Em mais uma edição de sucesso do evento, moradores e visitantes mergulharam nas tradições da cultura do país que teve sua primeira delegação diplomática em Petrópolis em 1897. Este ano, as comemorações marcam também os 111 anos da imigração japonesa no Brasil. “A festa foi maravilhosa”, frisa o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação