Inmetro

Evento se concentrará nas recomendações feitas pela OIML

 

Já estão abertas as inscrições para o Seminário de Metrologia Legal 2019, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, em Xerém. A edição desse ano será focada nas recomendações da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) para a harmonização da execução das atividades da metrologia legal em âmbito global, que propõe sistemas de certificação que podem gerar vantagens a vários países, como abertura comercial e acesso a novos mercados consumidores.

A metrologia legal possui destacado papel na geração de confiança do cidadão e debater seus rumos é de grande importância para o crescimento industrial do Brasil, estimulando o desenvolvimento de acreditações e estrutura laboratorial para o suporte de suas atividades. “Metrologia Legal é importante para a confiança da sociedade e garantia da cidadania ao buscar a exata e precisa medição, quando esta intermedia relações sociais de consumo, saúde, segurança e meio ambiente”, assinala Marcos Trevisan, diretor de Metrologia Legal do Inmetro.

Durante os dois dias de realização do seminário,  servidores do Inmetro debaterão “Diretrizes da Metrologia Legal”; “Gestão Técnica”; “Regulamentação em Metrologia Legal”; “Controle Legal de Instrumentos de Medição”; “Supervisão em Metrologia Legal”; “Coordenação do Programa de Cronotacógrafo”;  e “Acreditação de Atividades”.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Inmetro (www.inmetro.gov.br).

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação