tn_Cerest 4

Cerest realiza palestra a fiscalizações para garantir a saúde e segurança dos profissionais da rede pública e privada

            O trabalho de prevenção desenvolvido pela rede de atenção básica da Secretaria de Saúde alcança os trabalhadores dos setores públicos e privados, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Além das fiscalizações em empresas, para verificar as adequações das estruturas de trabalho, o órgão oferece orientações para diferentes áreas de atuação. Até o momento, 500 profissionais foram atendidos em 10 palestras e eventos realizados, nas instalações das próprias empresas.

“A prevenção é o grande foco do trabalho da saúde e nossa rede está atenta a oferecer o atendimento adequado aos profissionais da cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Cerest é referência para cuidar da saúde do trabalhador de Petrópolis e outros cinco municípios, entre os quais Guapimirim, Carmo, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.  Para todas essas regiões são planejadas ações de prevenção para a garantida da segurança e saúde do trabalhador. O setor presta assistência especializada a profissionais acometidos por doenças ou agravos provocados pela atividade desempenhada. Os atendimentos são voltados para todos os profissionais, inclusive os informais.

“Através do Cerest damos todo o suporte ao trabalhador que esteja afastado por problemas de saúde ou que tenham sofrido algum tipo de acidente em sua atividade. Os profissionais do setor estão constantemente realizando ações de orientações nas próprias empresas e nos setores da rede para atuar de forma preventiva e evitar ocorrências”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O setor é responsável pelas notificações de acidentes de trabalho que são também acompanhados pela coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, que registra todas as ocorrências. Até o momento, o Cerest notificou 389 casos entre ocorrências com material biológico e acidentes de trabalho. “Atuamos no suporte técnico adequando as ações de saúde do trabalhador em cada município. Além de falar diretamente com os trabalhadores, também capacitamos os profissionais a notificar os casos para que tenham o devido encaminhamento”, explica o coordenador o Cerest, Gustavo Fernandes Cabral.

Além de palestras o Cerest leva campanhas de vacinação e ações de cuidado com a saúde para dentro das empresas. “Fazemos vacinas, ações de aferição de pressão e glicemia capilar”, conta o coordenador. Na última semana, o setor realizou ação no Hospital Alcides Carneiro, onde os profissionais foram capacitados para as notificações de acidentes envolvendo material biológico.

Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Petrópolis